APRESENTAÇÃO

Acesse o Programa Origem Sustentável para fazer sua adesão:

ACESSAR

Faça uso do selo Origem Sustentável baixe o Manual de Indentidade Visual:

BAIXAR
PROGRAMA ORIGEM SUSTENTÁVEL

A sustentabilidade deve, cada vez mais, ser vista como parte do processo global das cadeias produtivas em todos os setores. Há mais de dois anos, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com o Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) da Universidade de São Paulo (USP) e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), mantêm o Programa Origem Sustentável para empresas da cadeia produtiva do calçado. A certificação, que segue a escala Branco, Bronze, Prata, Ouro e Diamante, reconhece as empresas brasileiras que já incorporaram a sustentabilidade em seus processos. O lançamento oficial do programa ocorreu em 2013, quando as primeiras empresas dos setores de calçados e seus componentes foram certificadas por seu alinhamento aos quatro pilares avaliados: ambiental, econômico, social e cultural.

Por meio desse programa, a Abicalçados e a Assintecal pretendem que empresas da Cadeia Produtiva do Calçado tenham um maior engajamento em relação ao tema, que resulte na ampliação das oportunidades no mercado de exportação para países que possuem regulamentação orientada à aquisição de produtos sustentáveis. Outro benefício do selo é a garantia de alinhamento da indústria de componentes e de calçados brasileira com iniciativas internacionais de sustentabilidade, como SAC, Biocalce, DOW Jones Sustainability Index, ISE-Bovespa entre outras.

Apoiado pelo Sebrae, o Origem Sustentável tem como gestor o Instituto By Brasil e a coordenação da Profª Tereza Cristina Carvalho – Lassu – USP - Universidade de São Paulo (USP). As auditorias para definir em que nível de selo a empresa se enquadra - Prata, Ouro e Diamante – estão sob a responsabilidade da SGS – System & Service Certification e ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

REALIZAÇÃO

APOIO

PATROCÍNIO:

GamPi