APRESENTAÇÃO

Acesse o Programa Origem Sustentável para fazer sua adesão:

ACESSAR

Faça uso do selo Origem Sustentável baixe o Manual de Indentidade Visual:

BAIXAR

Cartilha Origem Sustentável

baixe o material:

BAIXAR
PROGRAMA ORIGEM SUSTENTÁVEL

A sustentabilidade deve, cada vez mais, ser vista como parte do processo global das cadeias produtivas em todos os setores. É por isso que a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), criaram o Programa Origem Sustentável para empresas da cadeia produtiva do calçado.

Apoiado pelo Sebrae, o programa de certificação Origem Sustentável tem como gestor o Instituto By Brasil e a coordenação da Profª Tereza Cristina Carvalho, do Lassu –Laboratório de Sustentabilidade da USP – SP.

O lançamento oficial do programa ocorreu em 2013, quando as primeiras empresas dos setores de calçados e seus componentes foram certificadas por seu alinhamento aos quatro pilares avaliados: ambiental, econômico, social e cultural.

A certificação, que segue a escala Branco, Bronze, Prata, Ouro e Diamante, reconhece as empresas brasileiras que já incorporaram a sustentabilidade em seus processos produtivos.

Enquanto que os níveis Branco e Bronze são mediante auto declaração da empresa, as auditorias para certificar os níveis subsequentes – Prata, Ouro e Diamante – estão sob a responsabilidade da SGS – System & Service Certification e da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Por meio desse programa, a Abicalçados e a Assintecal pretendem que empresas da Cadeia Produtiva do Calçado tenham um maior engajamento em relação ao tema, que resulte na ampliação das oportunidades no mercado interno e de exportação para países que possuem regulamentação orientada à aquisição de produtos sustentáveis. Outro benefício do selo é a garantia de alinhamento da indústria de componentes e de calçados brasileira com padrões de sustentabilidade do mercado internacional, como o WRAP – Worldwide Responsible Accredited Production; Higg Index, GRI - Global Reporting Initiative e outros. Atualmente mais de 100 empresas da cadeia produtiva do calçado já aderiram ao Selo origem Sustentável.

REALIZAÇÃO

APOIO

PATROCÍNIO:

GamPi