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Empresas aderem à sustentabilidade

19.09.2014

Pesquisa realizada pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio), em agosto, com 105 profissionais de diversos setores no País, mostra que 99% das empresas já inserem a sustentabilidade em suas práticas e gestão. As questões foram respondidas durante o 2º Seminário de Sustentabilidade da Amcham, em São Paulo. 

Dos participantes, 34% afirmam incorporar o tema nos processos de gestão e 26% nas estratégias do negócio. Outros 21% dizem adotar políticas e procedimentos para atender à legislação, como um custo para fazer negócios, e 18% já influenciam na mobilização para um amplo envolvimento do mercado nas questões de sustentabilidade.

Apenas 1% dos entrevistados diz ainda não inserir o tema em suas práticas e responsabilidades. “Podemos ver como o tema da sustentabilidade vem evoluindo dentro das empresas e contribuindo para o desenvolvimento delas. Se fizéssemos essa pesquisa há 10 anos, veríamos a maioria das companhias negando a sustentabilidade ou adotando práticas para atender à legislação”, diz Daniela Aiach, diretora de Sustentabilidade da Amcham.

Entre os principais benefícios citados estão o estímulo à cultura de inovação e visão de longo prazo (33%); maior eficiência na gestão e redução de riscos (32%); o senso de orgulho junto ao público interno e melhoria do clima organizacional (21%); melhoria da imagem e reputação (14%); e acesso a mercado, crédito e financiamentos (1%).

Desafios — Na pesquisa, 25% dos respondentes disseram que o descompromisso de executivos é o principal desafio para o avanço da sustentabilidade nas empresas. A falta de visão e comprometimento da alta liderança (conselheiros, CEO, acionistas e diretores) vêm em segundo lugar, com 14%.

Para 25%, a maior barreira é a falta de incentivos de mercado (clientes, fornecedores e consumidores), crédito e financiamentos que estimulem a gestão para a sustentabilidade. “O mercado não está fechado para a sustentabilidade, mas é preciso incentivar a capacitação dos fornecedores e stakeholders para que possam atender às novas demandas das empresas por operações mais sustentáveis”, explica Daniela.

Além disso, 17% afirmam que dificuldades com o resultado financeiro não permitem avanço com o tema. E 19% destacam também a falta de incentivos governamentais. “A sustentabilidade não é prioridade para o governo e todos os processos que envolvem o tema, como aprovação e regulamentação de produtos mais sustentáveis, são muito burocráticos”, diz.

Pesquisa Amcham

34% afirmam incorporar a sustentabilidade nos processos de gestão 

26% afirmam incorporar a sustentabilidade nas estratégias do negócio

21% dizem adotar políticas e procedimentos sustentáveis para atender à legislação, como um custo para fazer negócios

18% já influenciam na mobilização para um amplo envolvimento do mercado nas questões de sustentabilidade

1% dos entrevistados na pesquisa respodeu ainda não inserir o tema em suas práticas e responsabilidades

Fonte: Bem Paraná

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