NOTÍCIAS

Fique sabendo das últimas notícias

Inscrições para a Maratona Sebrae de Negócios Sociais seguem até o dia 26

10.10.2014

Estão abertas até o próximo dia 26 de outubro as inscrições para a segunda edição da Maratona Sebrae de Negócios Sociais, que será realizada durante a Feira do Empreendedor do Rio de Janeiro, de 27 a 30 de novembro, no Riocentro. Os participantes poderão se inscrever pelo site: http://www.maratonadenegociossociais.com.br/. 

Organizado pelo Sebrae/RJ, o concurso tem por objetivo selecionar as melhores ideias e projetos, de acordo com os critérios de seleção, e, ao longo de quatro dias, apoiar indivíduos a se inserirem no contexto dos Negócios Sociais e se capacitarem para tirar as suas ideias do papel.

Os selecionados serão divulgados no dia 10 de novembro e submetidos a um programa intenso, incluindo módulos de capacitação, consultoria de especialistas e mentoria. O programa culmina em uma apresentação (pitch) de seus modelos de negócio para uma banca composta por investidores, aceleradoras, incubadoras, provedores de serviços, entre outros.

Poderão se inscrever qualquer pessoa ou grupo que tenha um negócio social em operação ou uma ideia que se encaixe no conceito de negócios sociais do Sebrae. A seleção dos candidatos e a avaliação dos aprovados ao longo do evento para a apresentação à banca se basearão em quatro critérios: Perfil Empreendedor; Impacto Social; Viabilidade Comercial e Inovação.

Os finalistas concorrerão a prêmios, como acesso a programas de incubação e aceleração, coaching, formações em negócios sociais e empreendedorismo, além de acesso a espaço de coworking.

Em 2013, a maratona teve 317 inscritos, 52 negócios selecionados e seis vencedores. Um deles, o “Dentista na Favela” está em operação na Vila Cruzeiro (Penha), zona norte da cidade, com possibilidade de expansão para outras comunidades, além de estar negociando a internacionalização de seu produto. O empreendedor inovou ao desenvolver um formato de atendimento por meio de um kit odontológico que pode ser transportado por motoboy. O projeto é focado em atendimentos de urgência em áreas de difícil acesso.

 

O que são negócios sociais?

São empreendimentos que focam o seu negócio principal na solução, ou minimização, de um problema social ou ambiental de uma coletividade. Esse objetivo faz parte do seu plano de negócios e é o que vai trazer lucro para a empresa. Portanto, viabilidade econômica, preocupação social e ambiental possuem a mesma importância e fazem parte do mesmo plano de negócios. Além disso, esses empreendimentos buscam incentivar o consumo responsável e sustentável, sem endividamentos excessivos.

 

Fonte: Ecodesenvolvimento.org

 

Voltar

REALIZAÇÃO

APOIO

PATROCÍNIO:

GamPi