• Origem Sustentável

Caimi e Liaison conquista certificação Diamante no Programa Origem Sustentável

Fabricante de laminados sintéticos de Novo Hamburgo recebeu o certificado da Abicalçados e Assintecal nesta sexta-feira (25).


A Caimi e Liaison, de Novo Hamburgo, é mais uma empresa reconhecida com a certificação máxima do Programa Origem Sustentável, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal). O CEO da Caimi e Liaison, Carlos Bremer, recebeu, nesta sexta-feira (25), o Certificado Oficial pelo Presidente da Assintecal, Gerson Berwanger. Também participou da entrega a Superintendente da associação, Silvana Dilly.


O Programa Origem Sustentável é pioneiro na certificação de empresas de materiais, insumos e fabricantes calçadistas, garantindo engajamento com relação às práticas de sustentabilidade e ESG (Environmental, Social and Governance). Conta com quatro níveis de evolução: Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Para conquistar a certificação Diamante, a Caimi e Liaison atendeu 100% dos indicadores aplicáveis na gestão de sustentabilidade, observando as dimensões econômica, ambiental, social e cultural.


Para Carlos Bremer, a certificação representa uma etapa importantíssima da trajetória da Caimi e Liaison na direção de ser uma empresa sustentável em todos os seus aspectos. “O programa nos ajuda, nos orienta, nos dirige, nos alimenta e nos energiza para que a gente faça da Caimi e Liaison uma empresa de muito longo prazo, de muito sucesso, e que ela tenha uma contribuição, um impacto positivo tanto para os clientes quanto para a sociedade”, destaca o CEO da empresa.



Gerson Berwanger (Presidente Assintecal) à esquerda e à direita, Carlos Bremer, (CEO da Caimi e Liaison).

De acordo com o Analista de Qualidade Eduardo Herzer, a cultura organizacional mostrou um grande impacto no processo de certificação. “O fortalecimento da cultura organizacional trouxe redução dos desperdícios e perdas de materiais, além da redução dos acidentes de trabalho nos últimos anos”, observa. Para Herzer, os desafios são muitos. Entre eles, a aplicação de conceitos como economia circular e ESG no cotidiano. “São oportunidades para o negócio, maneiras de gerar valor para clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores e a comunidade", afirma o analista.

Programa Origem Sustentável

Abicalçados e Assintecal criaram o Programa Origem Sustentável considerando os movimentos do mercado consumidor. As indústrias do setor têm se mobilizado em prol da adoção de modelos mais sustentáveis de produção e processos e podem ser reconhecidas pelo trabalho que desenvolvem. Podem ser certificadas empresas calçadistas e de materiais para calçados que aplicam o conceito na atividade, nas dimensões ambiental, econômica, social e cultural, permeadas pela gestão de sustentabilidade. As auditorias são credenciadas pela SGS e Senai.



O Programa já certificou empresas como BoxPrint, Cipatex, Vulcabras, Piccadilly e Bibi. Outras gigantes brasileiras estão em processo de implementação, como Bertex, JR Soluções, Branyl, Schutz, Usaflex, Ramarim, Beira Rio e Bebecê, que têm o objetivo de ser referência em negócios sustentáveis.


Fonte: Critério Assessoria

Conteúdos Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil

CONTEÚDOS