top of page
  • Foto do escritorOrigem Sustentável

Calçados ALA: sustentabilidade além do produto


Fundada em 1985, a Calçados Ala é uma das mais tradicionais fabricantes do polo catarinense

Quem vê produto, vê produção? No caso da Calçados Ala, de São João Batista/SC, sim. Isso porque, o calçado produzido pela empresa, principalmente o da linha Zatz Eco, desenvolvido a partir de materiais reciclados e naturais, é justamente a cereja do bolo de uma produção realizada em consonância com os preceitos de ESG. Por isso, a indústria catarinense de mais de 500 colaboradores que produzem mais de 8 mil pares de calçados por dia, foi certificada pelo Origem Sustentável no nível Prata.


Entre os destaques da empresa, está a linha Zatz Eco, que mantém todo o design já reconhecido da marca Zatz, mas que é produzida a partir da utilização de materiais recicláveis. A sola, por exemplo, é desenvolvida com palha de arroz, um produto 100% vegetal e inofensivo ao meio ambiente. Já o cabedal, parte de cima do calçado, é feito com garrafas pets recicladas, lona e atacadores com 80% de algodão natural e 20% de poliéster reciclados. Já as palmilhas internas dos calçados da linha são produzidas a partir de aparas de materiais. “Assim, além de termos um produto comercial, reduzimos a quantidade de lixo poluente, ajudando o meio ambiente e continuando ofertando conforto e estilo aos nossos consumidores”, conta Camila Sestrem Corrêa, responsável pela área de Sustentabilidade na empresa.


Linha Zatz Eco é produzida a partir de materiais sustentáveis

Bastidores

Porém, os preceitos de ESG aparecem muito antes do produto estar nas prateleiras do varejo. Atualmente, todos os papéis utilizados na empresa são reaproveitados ou reciclados, sendo que existe um colaborador designado para separar e organizar os materiais. Conforme relatório da empresa, em 2022 e no primeiro semestre de 2023, foram recicladas 27 toneladas de papelão, 7 toneladas de plásticos, 13 toneladas de sobras de contrafortes e 18 toneladas de navalhas de ferro e formas. .


Em um ano e meio, calçadista reciclou mais de 65 toneladas de materiais

A abolição total de copos plásticos e a substituição desses por copos ecológicos ou garrafas individuais (para funcionários) também é destaque na empresa. “Em quatro anos, devemos deixar de utilizar mais 6 milhões de copos plásticos”, projeta Camila. Além disso, a Calçados Ala possui ponto de coleta de óleo de cozinha aberto aos colaboradores e ao público em geral. O óleo é enviado para uma empresa que o transforma em material de limpeza e biodiesel.


A coleta de óleo e a abolição do uso de copos plásticos são ações simples mas de impacto no comportamento da equipe da empresa

Visando criar uma cultura de sustentabilidade em meio aos seus colaboradores, a empresa também desenvolve mensalmente campanhas de conscientização e orientação sobre conceitos de ESG, saúde e segurança no trabalho e mantém uma horta comunitária com a participação dos funcionários.


Horta Comunitária mobiliza colaboradores da empresa

Jornada

Entendendo que a sustentabilidade é uma jornada que tem início, mas não tem fim, e que está sempre em transformação em meio às mudanças culturais, sociais e econômicas, a Calçados Ala dá atenção especial ao tema. “Para nós, ter a sustentabilidade como um valor significa atuar com respeito à diversidade cultural e aos interesses de todos os públicos direta ou indiretamente envolvidos no negócio, reduzindo ou otimizando o uso de recursos naturais e minimizando seu impacto sobre o meio ambiente, preservando a integridade do planeta para as futuras gerações, sem desprezar a rentabilidade econômico-financeira do negócio”, comenta Camila. Para um futuro próximo, a empresa já está viabilizando meios para transformar resíduos em energia renovável, além de um mecanismo para captação de água da chuva.


Negócios

O diretor da empresa, Jonatha dos Santos, destaca que a sustentabilidade, além de ajudar o meio ambiente e a sociedade em geral, faz parte de uma visão estratégica de negócio que visa um retorno a longo prazo. “A sustentabilidade possibilita novas políticas de posicionamento e estratégia de marca, que podem resultar em vantagem competitiva frente a um mercado de concorrência acirrada e de produtos e serviços similares”, avalia o empresário.


Empresa

Fundada em 1985, a Calçados Ala é uma das mais tradicionais indústrias do polo calçadista catarinense de São João Batista. Além da matriz, a empresa possui uma planta em Canelinha/SC. Atualmente, as exportações respondem por 25% da produção, sendo enviada para países como Reino Unido, Equador e Bolívia.

Comentarios


Conteúdos Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil

CONTEÚDOS

bottom of page