top of page
  • Foto do escritorOrigem Sustentável

Endutex Brasil: compromisso sustentável


No Brasil, empresa tem plantas em Três Coroas (foto) e em Sapiranga, no Rio Grande do Sul

A Endutex Brasil, que produz materiais sintéticos para os setores de calçados, móveis, automóveis, entre outros, atua em acordo com o conceito de ESG e seu tripé de sustentabilidade - nas dimensões social, ambiental e econômica. Com plantas fabris localizadas em Três Coroas e Sapiranga, no polo calçadista do Vale do Paranhana, no Rio Grande do Sul, a empresa conquistou a certificação nível Ouro do Origem Sustentável.


Energia Renovável

Um ponto importante é a utilização de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, diretamente adquiridas no Ambiente de Contratação Livre (ACL), mais conhecido como Mercado Livre de Energia. Por meio do consumo de energia do Mercado Livre, conforme relatório de sustentabilidade, em 2021 a empresa deixou de emitir 283,848 tCO2e (toneladas de dióxido de carbono). A não emissão dos gases contribuiu para a preservação de 34,6 mil árvores da Mata Atlântica.


Com uma produção de mais de 5 milhões de metros por ano, empresa opta por materiais reciclados e orgânicos

Produto

Bruna Mello Ramos, do Controle de Qualidade de Matérias-primas da Endutex Brasil, conta que os processos da empresa são pensados para usar o mínimo de insumos possível e que, quando utilizados, esses sejam de origem vegetal. " Por meio do investimento em tecnologia, deixamos de usar solventes para criar materiais à base de água. Um destes exemplos é a inovadora Linha Bio, que dispõe de cabedais de poliuretano desenvolvidos com materiais sustentáveis, com base 100% poliéster reciclado ou 100% algodão orgânico”, informa, ressaltando que a composição dos cabedais pode chegar de 60% a 70% de matéria orgânica.


Linha Bio é destaque no mix de produtos oferecidos pela Endutex Brasil

Além disso, toda a matéria-prima que entra na Endutex Brasil é catalogada. Assim, quando necessário, o rastreamento delas é possível. “Dessa forma, conseguimos entender o nosso consumo e a nossa responsabilidade com a destinação final deste material. Gradativamente, estamos aumentando o nosso percentual de materiais reciclados e recicláveis na nossa cadeia de valor”, diz Bruna.


Toda a matéria-prima que entrega na empresa é catalogada para maior controle de qualidade

Gestão de resíduos

Para que a separação dos resíduos e seu acondicionamento aconteçam de forma correta, a Endutex Brasil conta com o envolvimento de todos os seus colaboradores. O relatório de sustentabilidade da empresa reporta que, em 2021, foram gerados mais de 1,4 milhão de quilos de resíduos, sendo que todos foram destinados corretamente conforme o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Do total gerado, 49,4% foi reciclado, 24,7% enviado para blendagem e coprocessamento, 8% reutilizado no processo produtivo e o restante armazenado ou tratado como efluente.


Social

Na dimensão social, o destaque da Endutex Brasil se dá no tratamento dos seus 235 colaboradores. Todos contam com os seguintes benefícios: auxílio educação, seguro de vida, plano de saúde, desconto em universidades, plano odontológico, refeitório da empresa.



Empresa concede uma série de benefícios para seus mais de 235 colaboradores

A empresa

A Endutex é uma empresa fundada em 1970 em Portugal. Inicialmente, a principal atividade era a impermeabilização de tecidos por meio de apenas uma máquina. Logo após, tornou-se uma multinacional com indústria no Brasil e filiais em países como Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Hungria, Polônia e República Tcheca. Atualmente, a empresa produz mais de 5 milhões de metros de produtos por ano, atendendo mais de 250 clientes em todo o mundo.


Comments


Conteúdos Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil

CONTEÚDOS

bottom of page