FAQ Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil
FAQ

PERGUNTAS
FREQUENTES

Quem é responsável pela certificação Origem Sustentável?


O Programa Origem Sustentável é uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que atualmente são responsáveis pela gestão da certificação.




Quais empresas são certificadas no Origem Sustentável?


São mais de 50 empresas em processo de implementação para certificação no Origem Sustentável. Conheça as empresas aqui.




Qual é o investimento necessário para me certificar no Origem Sustentável?


O investimento das empresas varia de acordo com o porte (Micro/Pequena) e (Médio/Grande), e também com relação à negociação da empresa com a etapa de auditoria. O investimento inicial é somente a taxa de adesão: R$900 para Micro/Pequena empresa e R$1.500 (Média/Grande) Importante destacar que esse valor é uma taxa única válida por dois anos, o tempo de duração da certificação. Podendo sempre ser renovado.




Quanto tempo leva para obter a certificação?


Após a adesão ao Programa a empresa se compromete em até 12 meses solicitar a auditoria e receber a certificação. Porém, o tempo varia de acordo com o tempo investido pela equipe da empresa em reunir as evidências.




Qual é a validade do certificado e do selo? Preciso fazer todo ano?


A validade da certificação é de dois anos. Portanto, não é necessário realizar auditorias todos os anos.




Quem é elegível para o Programa Origem Sustentável?


Podem participar do Programa empresas calçadistas e de componentes para calçados, desde que associadas a uma das entidades: Assintecal ou Abicalçados.




O Origem Sustentável certifica produtos?


Não. Esta é uma certificação dos processos da empresa, e não tem escopo em produto.




De onde vêm os padrões para o Programa Origem Sustentável?


Os indicadores do Origem Sustentável são parametrizados com padrões internacionais como, ODS (ONU), GRI, WRAP e as principais referências em sustentabilidade e ESG.




Que temáticas são abordadas nos indicadores do Origem Sustentável?


O programa Origem Sustentável aborda cinco dimensões: econômica, social, cultural, ambiental e de gestão da sustentabilidade. Cada dimensão possui uma série de subgrupos que abordam 104 indicadores. Para ficar mais claro, conheça a relação desses subgrupos e seus indicadores no nosso Mapa de Indicadores.




Quais informações o Programa Origem Sustentável divulgará da minha empresa?


Um dos princípios do Programa Origem Sustentável é a transparência e, por este motivo, se autorizado pela empresa, o programa divulgará em suas redes informações de contato da empresa, nível de certificação a e pontuação da auditoria. Desta forma apoiaremos também a promoção das empresas participantes.




E se eu tiver alguma dúvida técnica sobre indicadores?


Em caso de dúvidas quanto ao Programa Origem Sustentável é só acionar nos contatos abaixo. Abicalçados - 51 3594-7011 - cristian@abicalcados.com.br Assintecal - 51 3584-5200 - origemsustentavel@assintecal.org.br




Por que preciso passar por auditoria de uma empresa credenciada pelo Programa?


O Origem Sustentável é uma certificação séria e exige uma verificação idônea para dar garantias ao público interessado no mercado nacional e internacional. Por isso, buscamos credenciar auditoras reconhecidas para realizarem auditorias nas empresas participantes do Programa, reafirmando assim o nosso compromisso e mantendo todos os padrões do Origem Sustentável.





¿Quién es el responsable de la certificación de Origen Sostenible?


El Programa Origen Sostenible es una iniciativa de la Asociación Brasileña de Empresas de Componentes para Cuero, Calzado y Artefactos (Assintecal) y la Asociación Brasileña de Industrias del Calzado (Abicalçados), que actualmente son responsables de la gestión de la certificación.




¿Qué empresas están certificadas en Origen Sostenible?


Hay más de 50 empresas en proceso de implementación de la certificación de Origen Sostenible. Conozca las empresas aquí




¿Cuánto tiempo se tarda en obtener la certificación?


Después de unirse al Programa, la empresa se compromete en un plazo de 12 meses a solicitar la auditoría y recibir la certificación. Sin embargo, el tiempo varía según el tiempo invertido por el equipo de la empresa en la recopilación de pruebas.




¿Cuál es la inversión necesaria para certificarme en Origen Sostenible?


La inversión de las empresas varía según el tamaño (Micro / Pequeño) y (Mediano / Grande), y también en relación con la negociación de la empresa con la etapa de auditoría.

La inversión inicial es solo la tarifa de adhesión: R$ 900 para Micro / Pequeña empresa y R$ 1.500 (Mediana / Grande)

Es importante resaltar que este valor es una tarifa única válida por dos años, la duración de la certificación.




¿Cuál es la validez del certificado y el sello? ¿Necesito hacerlo todos los años?


La validez de la certificación es de dos años. Por lo tanto, no es necesario realizar auditorías todos los años.




¿Quién es elegible para el Programa Origen Sostenible?


Podrán participar en el Programa empresas de calzado y componentes de calzado, siempre que estén asociadas a alguna de las entidades: Assintecal o Abicalçados.




¿El Origen Sostenible certifica productos?


No. Esta es una certificación de los procesos de la empresa y no tiene alcance en el producto




¿De dónde provienen los estándares del Programa Origen Sostenible?


Los indicadores de Origen Sostenible están parametrizados con estándares internacionales como, ODS (ONU), GRI, WRAP y los principales referentes en sostenibilidad y ESG.




¿Qué temas se abordan en los indicadores de Origen Sostenible?


El programa Origen Sostenible aborda cinco dimensiones: gestión económica, social, cultural, ambiental y de sostenibilidad. Cada dimensión tiene una serie de subgrupos que cubren 104 indicadores. Para ser más claro, conozca la relación de estos subgrupos y sus indicadores en nuestro mapa de indicadores.




¿Qué informaciones revelará el Programa Origen Sostenible sobre mi empresa?


Uno de los principios del Programa Origen Sostenible es la transparencia y, por ello, si la empresa lo autoriza, el programa divulgará en sus redes la información de contacto de la empresa, el nivel de certificación y el puntaje de auditoría. De esta forma, también apoyaremos la promoción de las empresas participantes.




¿Sí tengo una pregunta técnica sobre los indicadores?

En caso de dudas sobre el Programa Origen Sostenible, contacte c a continuación:


In case of doubts about the Sustainable Origin Program, just click on the contacts below. Abicalçados - (55) 51 3594-7011 - cristian@abicalcados.com.br Assintecal - (55) 51 3584-5200 - origemsustentavel@assintecal.org.br




¿Por qué necesito ser auditado por una empresa acreditada por el Programa?


El Origen Sustentable es una certificación seria y requiere de una adecuada verificación para dar garantías al público interesado en el mercado nacional e internacional. Por ello, buscamos acreditar auditores reconocidos para realizar auditorías en las empresas participantes del Programa, reafirmando así nuestro compromiso y manteniendo todos los estándares de Origen Sostenible.





Quem é responsável pela certificação Origem Sustentável?


O Programa Origem Sustentável é uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que atualmente são responsáveis pela gestão da certificação.




Quais empresas são certificadas no Origem Sustentável?


São mais de 50 empresas em processo de implementação para certificação no Origem Sustentável. Conheça as empresas aqui.




Qual é o investimento necessário para me certificar no Origem Sustentável?


O investimento das empresas varia de acordo com o porte (Micro/Pequena) e (Médio/Grande), e também com relação à negociação da empresa com a etapa de auditoria. O investimento inicial é somente a taxa de adesão: R$900 para Micro/Pequena empresa e R$1.500 (Média/Grande) Importante destacar que esse valor é uma taxa única válida por dois anos, o tempo de duração da certificação. Podendo sempre ser renovado.




Quanto tempo leva para obter a certificação?


Após a adesão ao Programa a empresa se compromete em até 12 meses solicitar a auditoria e receber a certificação. Porém, o tempo varia de acordo com o tempo investido pela equipe da empresa em reunir as evidências.




Qual é a validade do certificado e do selo? Preciso fazer todo ano?


A validade da certificação é de dois anos. Portanto, não é necessário realizar auditorias todos os anos.




Quem é elegível para o Programa Origem Sustentável?


Podem participar do Programa empresas calçadistas e de componentes para calçados, desde que associadas a uma das entidades: Assintecal ou Abicalçados.




O Origem Sustentável certifica produtos?


Não. Esta é uma certificação dos processos da empresa, e não tem escopo em produto.




De onde vêm os padrões para o Programa Origem Sustentável?


Os indicadores do Origem Sustentável são parametrizados com padrões internacionais como, ODS (ONU), GRI, WRAP e as principais referências em sustentabilidade e ESG.




Que temáticas são abordadas nos indicadores do Origem Sustentável?


O programa Origem Sustentável aborda cinco dimensões: econômica, social, cultural, ambiental e de gestão da sustentabilidade. Cada dimensão possui uma série de subgrupos que abordam 104 indicadores. Para ficar mais claro, conheça a relação desses subgrupos e seus indicadores no nosso Mapa de Indicadores.




Quais informações o Programa Origem Sustentável divulgará da minha empresa?


Um dos princípios do Programa Origem Sustentável é a transparência e, por este motivo, se autorizado pela empresa, o programa divulgará em suas redes informações de contato da empresa, nível de certificação a e pontuação da auditoria. Desta forma apoiaremos também a promoção das empresas participantes.




E se eu tiver alguma dúvida técnica sobre indicadores?


Em caso de dúvidas quanto ao Programa Origem Sustentável é só acionar nos contatos abaixo. Abicalçados - 51 3594-7011 - cristian@abicalcados.com.br Assintecal - 51 3584-5200 - origemsustentavel@assintecal.org.br




Por que preciso passar por auditoria de uma empresa credenciada pelo Programa?


O Origem Sustentável é uma certificação séria e exige uma verificação idônea para dar garantias ao público interessado no mercado nacional e internacional. Por isso, buscamos credenciar auditoras reconhecidas para realizarem auditorias nas empresas participantes do Programa, reafirmando assim o nosso compromisso e mantendo todos os padrões do Origem Sustentável.





Não encontrou o que procurava?