top of page
FAQ Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil
FAQ

PERGUNTAS
FREQUENTES

  • Quem é responsável pela certificação Origem Sustentável?
    O Programa Origem Sustentável é uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que atualmente são responsáveis pela gestão da certificação.
  • Quais empresas são certificadas no Origem Sustentável?
    São mais de 50 empresas em processo de implementação para certificação no Origem Sustentável. Conheça as empresas aqui.
  • Qual é o investimento necessário para me certificar no Origem Sustentável?
    O investimento das empresas varia de acordo com o porte (Micro/Pequena) e (Médio/Grande), e também com relação à negociação da empresa com a etapa de auditoria. O investimento inicial é somente a taxa de adesão: R$900 para Micro/Pequena empresa e R$1.500 (Média/Grande) Importante destacar que esse valor é uma taxa única válida por dois anos, o tempo de duração da certificação. Podendo sempre ser renovado.
  • Quanto tempo leva para obter a certificação?
    Após a adesão ao Programa a empresa se compromete em até 12 meses solicitar a auditoria e receber a certificação. Porém, o tempo varia de acordo com o tempo investido pela equipe da empresa em reunir as evidências.
  • Qual é a validade do certificado e do selo? Preciso fazer todo ano?
    A validade da certificação é de dois anos. Portanto, não é necessário realizar auditorias todos os anos.
  • Quem é elegível para o Programa Origem Sustentável?
    Podem participar do Programa empresas calçadistas e de componentes para calçados, desde que associadas a uma das entidades: Assintecal ou Abicalçados.
  • O Origem Sustentável certifica produtos?
    Não. Esta é uma certificação dos processos da empresa, e não tem escopo em produto.
  • De onde vêm os padrões para o Programa Origem Sustentável?
    Os indicadores do Origem Sustentável são parametrizados com padrões internacionais como, ODS (ONU), GRI, WRAP e as principais referências em sustentabilidade e ESG.
  • Que temáticas são abordadas nos indicadores do Origem Sustentável?
    O programa Origem Sustentável aborda cinco dimensões: econômica, social, cultural, ambiental e de gestão da sustentabilidade. Cada dimensão possui uma série de subgrupos que abordam 104 indicadores. Para ficar mais claro, conheça a relação desses subgrupos e seus indicadores no nosso Mapa de Indicadores.
  • Quais informações o Programa Origem Sustentável divulgará da minha empresa?
    Um dos princípios do Programa Origem Sustentável é a transparência e, por este motivo, se autorizado pela empresa, o programa divulgará em suas redes informações de contato da empresa, nível de certificação a e pontuação da auditoria. Desta forma apoiaremos também a promoção das empresas participantes.
  • E se eu tiver alguma dúvida técnica sobre indicadores?
    Em caso de dúvidas quanto ao Programa Origem Sustentável é só acionar nos contatos abaixo. Abicalçados - 51 3594-7011 - cristian@abicalcados.com.br Assintecal - 51 3584-5200 - origemsustentavel@assintecal.org.br
  • Por que preciso passar por auditoria de uma empresa credenciada pelo Programa?
    O Origem Sustentável é uma certificação séria e exige uma verificação idônea para dar garantias ao público interessado no mercado nacional e internacional. Por isso, buscamos credenciar auditoras reconhecidas para realizarem auditorias nas empresas participantes do Programa, reafirmando assim o nosso compromisso e mantendo todos os padrões do Origem Sustentável.
  • Quem é responsável pela certificação Origem Sustentável?
    O Programa Origem Sustentável é uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que atualmente são responsáveis pela gestão da certificação.
  • Quais empresas são certificadas no Origem Sustentável?
    São mais de 50 empresas em processo de implementação para certificação no Origem Sustentável. Conheça as empresas aqui.
  • Qual é o investimento necessário para me certificar no Origem Sustentável?
    O investimento das empresas varia de acordo com o porte (Micro/Pequena) e (Médio/Grande), e também com relação à negociação da empresa com a etapa de auditoria. O investimento inicial é somente a taxa de adesão: R$900 para Micro/Pequena empresa e R$1.500 (Média/Grande) Importante destacar que esse valor é uma taxa única válida por dois anos, o tempo de duração da certificação. Podendo sempre ser renovado.
  • Quanto tempo leva para obter a certificação?
    Após a adesão ao Programa a empresa se compromete em até 12 meses solicitar a auditoria e receber a certificação. Porém, o tempo varia de acordo com o tempo investido pela equipe da empresa em reunir as evidências.
  • Qual é a validade do certificado e do selo? Preciso fazer todo ano?
    A validade da certificação é de dois anos. Portanto, não é necessário realizar auditorias todos os anos.
  • Quem é elegível para o Programa Origem Sustentável?
    Podem participar do Programa empresas calçadistas e de componentes para calçados, desde que associadas a uma das entidades: Assintecal ou Abicalçados.
  • O Origem Sustentável certifica produtos?
    Não. Esta é uma certificação dos processos da empresa, e não tem escopo em produto.
  • De onde vêm os padrões para o Programa Origem Sustentável?
    Os indicadores do Origem Sustentável são parametrizados com padrões internacionais como, ODS (ONU), GRI, WRAP e as principais referências em sustentabilidade e ESG.
  • Que temáticas são abordadas nos indicadores do Origem Sustentável?
    O programa Origem Sustentável aborda cinco dimensões: econômica, social, cultural, ambiental e de gestão da sustentabilidade. Cada dimensão possui uma série de subgrupos que abordam 104 indicadores. Para ficar mais claro, conheça a relação desses subgrupos e seus indicadores no nosso Mapa de Indicadores.
  • Quais informações o Programa Origem Sustentável divulgará da minha empresa?
    Um dos princípios do Programa Origem Sustentável é a transparência e, por este motivo, se autorizado pela empresa, o programa divulgará em suas redes informações de contato da empresa, nível de certificação a e pontuação da auditoria. Desta forma apoiaremos também a promoção das empresas participantes.
  • E se eu tiver alguma dúvida técnica sobre indicadores?
    Em caso de dúvidas quanto ao Programa Origem Sustentável é só acionar nos contatos abaixo. Abicalçados - 51 3594-7011 - cristian@abicalcados.com.br Assintecal - 51 3584-5200 - origemsustentavel@assintecal.org.br
  • Por que preciso passar por auditoria de uma empresa credenciada pelo Programa?
    O Origem Sustentável é uma certificação séria e exige uma verificação idônea para dar garantias ao público interessado no mercado nacional e internacional. Por isso, buscamos credenciar auditoras reconhecidas para realizarem auditorias nas empresas participantes do Programa, reafirmando assim o nosso compromisso e mantendo todos os padrões do Origem Sustentável.
  • Quem é responsável pela certificação Origem Sustentável?
    O Programa Origem Sustentável é uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que atualmente são responsáveis pela gestão da certificação.
  • Quais empresas são certificadas no Origem Sustentável?
    São mais de 50 empresas em processo de implementação para certificação no Origem Sustentável. Conheça as empresas aqui.
  • Qual é o investimento necessário para me certificar no Origem Sustentável?
    O investimento das empresas varia de acordo com o porte (Micro/Pequena) e (Médio/Grande), e também com relação à negociação da empresa com a etapa de auditoria. O investimento inicial é somente a taxa de adesão: R$900 para Micro/Pequena empresa e R$1.500 (Média/Grande) Importante destacar que esse valor é uma taxa única válida por dois anos, o tempo de duração da certificação. Podendo sempre ser renovado.
  • Quanto tempo leva para obter a certificação?
    Após a adesão ao Programa a empresa se compromete em até 12 meses solicitar a auditoria e receber a certificação. Porém, o tempo varia de acordo com o tempo investido pela equipe da empresa em reunir as evidências.
  • Qual é a validade do certificado e do selo? Preciso fazer todo ano?
    A validade da certificação é de dois anos. Portanto, não é necessário realizar auditorias todos os anos.
  • Quem é elegível para o Programa Origem Sustentável?
    Podem participar do Programa empresas calçadistas e de componentes para calçados, desde que associadas a uma das entidades: Assintecal ou Abicalçados.
  • O Origem Sustentável certifica produtos?
    Não. Esta é uma certificação dos processos da empresa, e não tem escopo em produto.
  • De onde vêm os padrões para o Programa Origem Sustentável?
    Os indicadores do Origem Sustentável são parametrizados com padrões internacionais como, ODS (ONU), GRI, WRAP e as principais referências em sustentabilidade e ESG.
  • Que temáticas são abordadas nos indicadores do Origem Sustentável?
    O programa Origem Sustentável aborda cinco dimensões: econômica, social, cultural, ambiental e de gestão da sustentabilidade. Cada dimensão possui uma série de subgrupos que abordam 104 indicadores. Para ficar mais claro, conheça a relação desses subgrupos e seus indicadores no nosso Mapa de Indicadores.
  • Quais informações o Programa Origem Sustentável divulgará da minha empresa?
    Um dos princípios do Programa Origem Sustentável é a transparência e, por este motivo, se autorizado pela empresa, o programa divulgará em suas redes informações de contato da empresa, nível de certificação a e pontuação da auditoria. Desta forma apoiaremos também a promoção das empresas participantes.
  • E se eu tiver alguma dúvida técnica sobre indicadores?
    Em caso de dúvidas quanto ao Programa Origem Sustentável é só acionar nos contatos abaixo. Abicalçados - 51 3594-7011 - cristian@abicalcados.com.br Assintecal - 51 3584-5200 - origemsustentavel@assintecal.org.br
  • Por que preciso passar por auditoria de uma empresa credenciada pelo Programa?
    O Origem Sustentável é uma certificação séria e exige uma verificação idônea para dar garantias ao público interessado no mercado nacional e internacional. Por isso, buscamos credenciar auditoras reconhecidas para realizarem auditorias nas empresas participantes do Programa, reafirmando assim o nosso compromisso e mantendo todos os padrões do Origem Sustentável.
Não encontrou o que procurava?
bottom of page