top of page
  • Foto do escritorOrigem Sustentável

Bebecê: sustentabilidade na prática


Com 1,2 mil colaboradores, Bebecê é umas das maiores empresas do Vale do Paranhana

A sustentabilidade além do discurso é uma prática na Bebecê. A empresa de Três Coroas/RS, polo calçadista conhecido nacionalmente pela qualidade e pelo respeito aos pilares ambientais e sociais da sustentabilidade, recebeu recentemente a certificação do Origem Sustentável no seu nível mais elevado, o Diamante (80% ou mais dos indicadores atingidos).


O presidente da empresa, Analdo Moraes, destaca que diante de todos os avanços percorridos, questões ambientais, sociais e de governança passaram a ganhar ainda mais relevância nas pautas da empresa, que nos últimos dez anos vem desenvolvendo ações que abrangem esses pilares e, consequentemente, é reconhecida por meio de certificações. Segundo ele, os selos e certificações reforçam e comprovam a responsabilidade da indústria, que no ano de 2021 compensou mais de 100 mil toneladas de resíduos sólidos em todos os estados brasileiros. “Através da logística reversa, todo resíduo gerado é reciclado e coprocessado”, explica. Além disso, a fabricante se destaca pelo consumo racional de água, com um sistema para captação de água da chuva para limpeza, manutenção dos jardins e uso nos vasos sanitários.


Captação de água da chuva garante limpeza de banheiros e manutenção dos jardins

A analista de Compliance da empresa, Gislaine dos Santos, explica que a empresa instiga que seus fornecedores de matéria-prima também sejam sustentáveis. “Realizamos um check list de sustentabilidade com todos os nossos parceiros. Para termos um calçado sustentável é preciso que os fornecedores também tenham matérias-primas sustentáveis. Por isso, homologamos todos os parceiros, solicitamos documentações e estabelecemos metas de sustentabilidade a serem cumpridas”, conta a analista, ressaltando que a empresa também neutralizou suas emissões de CO2 no ano passado. “No total, já são mais de dois milhões de mudas plantadas em uma área de 1,3 mil hectares, mantida na cidade de São José dos Ausentes/RS”, informa.


Na Bebecê, todo resíduo gerado é reciclado e coprocessado

Segundo Gislaine, a sustentabilidade nos processos produtivos instigou a criação da linha B/ Green em 2021. Tangibilizando todo o trabalho em prol da sustentabilidade realizado, o produto é desenvolvido com mais de 90% de materiais sustentáveis (recicláveis, orgânicos, renováveis e sem tratamentos químicos nocivos à saúde).


Ações sustentáveis instigaram criação da linha B/Green


Empresa

Criada em 1985, a Bebecê possui três unidades fabris em Três Coroas/RS que empregam, diretamente, mais de 1,2 mil pessoas que produzem 23 mil pares de calçados femininos por dia, os quais são comercializados no mercado interno e em 18 países.



Conteúdos Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil

CONTEÚDOS

bottom of page