top of page
  • Foto do escritorOrigem Sustentável

Beira Rio - Uma gigante a serviço da sustentabilidade

Com 10 unidades no Rio Grande do Sul, nas quais emprega mais de 8 mil colaboradores, a Calçados Beira Rio é um exemplo de sucesso na área da Sustentabilidade. Com mais de 95 milhões de pares produzidos anualmente, dos quais exporta 12%, recentemente a gigante calçadista recebeu o nível Diamante da certificação Origem Sustentável por ações que englobam as áreas ambiental e social.



Entre os principais projetos da calçadista está a racionalidade e o reaproveitamento dos resíduos, destacando a transformação destes em matéria-prima. Na parte social, destaque para o Programa Empresa Acessível.


O Relatório de Sustentabilidade da Beira Rio aponta que, em 2020, foram enviadas mais de 2,6 mil toneladas e 616 toneladas de poliuretano (PU) para coprocessamento e reciclagem, respectivamente. Os materiais reciclados foram utilizados em materiais para pontos de venda (cabides, pufes, displays etc) e também em palmilhas. Também foram recicladas mais de 377 toneladas de policloreto de vanila (PVC), 192 toneladas de tecidos e espumas e 199 toneladas de plástico. Ainda conforme a publicação, 100% das embalagens utilizadas foram produzidas com materiais recicláveis.



Beira Rio não envia resíduos para aterros desde 2016

A empresa conta também com um rigoroso controle de emissão de gases de efeito estufa, iniciativa com metas reais de redução de poluentes na atmosfera. A cultura socioambiental da empresa inclui ainda coleta seletiva de lixo, captação da água da chuva e uso de telhas translúcidas, o que ajuda a economizar energia elétrica e, consequentemente, a preservar os recursos naturais. Desde 2016, a empresa não encaminha resíduos sólidos para aterros industriais.


Caixas d’ água da unidade de Teutônia abastecidas por cisterna

Cadeia

Ciente da importância do seu papel enquanto motivadora de uma cadeia sustentável, a Beira Rio trabalha com matérias-primas renováveis, tais como: solados com fibras de cana-de-açúcar, tecidos ecossustentáveis (com menos processos químicos e uso de água na fabricação), saltos de ABS feitos com resíduos da fabricação de consoles de computador e solados e palmilhas com EVA reutilizado. A empresa ainda construiu, juntamente com o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro e do Calçado (IBTeC), A Cartilha de Substância Restritas, a qual utiliza junto aos fornecedores, que assinam um termo de compromisso assumindo que seus produtos estão de acordo com os protolos elencados. Até 2030, a empresa busca ter TODOS os seus fornecedores certificados no âmbito do Origem Sustentável.


Social

Na área social, a empresa mantém, desde 2011, o Projeto Empresa Acessível, que tem por objetivo a inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) no seu quadro de colaboradores. A iniciativa visa não apenas contratar, mas também gerar a formação profissional das pessoas com deficiência, com capacitação técnica e desenvolvimento. A empresa já formou 15 turmas de aprendizagem direcionadas especificamente para esse público.



Empresa busca inserção de PcDs nas suas unidades produtivas

No ano de 2020, durante a crise de saúde provocada pela pandemia do novo coronavírus, a Beira Rio doou milhares de máscaras de proteção e um respirador pulmonar.


Próximos passos

A empresa já possui outros projetos importantes relacionados à sustentabilidade. No âmbito ambiental, um projeto-piloto, inédito no Brasil, e licenciado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM), está em curso. A Calçados Beira Rio produz 500 toneladas de resíduos por mês, que irá fornecer para transformação em um processo de tratamento térmico de resíduo sólido através da tecnologia da pirólise, que irá gerar gás de síntese e carvão para serem utilizados em geradores elétricos das plantas produtivas e na produção de componentes para calçados, respectivamente. O projeto todo receberá um investimento de até R$ 15 milhões e tem potencial de gerar 200 empregos.


Chancela

Para a Beira Rio a certificação Origem Sustentável chancela as ações e práticas sustentáveis da empresa, ampliando a credibilidade e o nível de confiança dos dados e informações compartilhadas com o mercado. A comunicação da certificação acontecerá, principalmente, nas redes sociais, no site institucional da empresa, em materiais promocionais, feiras e apresentações comerciais, além de conteúdos desenvolvidos para as suas oito marcas.



Conteúdos Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil

CONTEÚDOS

bottom of page