top of page
  • Foto do escritorOrigem Sustentável

Bertex: sustentabilidade para além dos componentes


Fundada em 2006, Bertex emprega 300 colaboradores engajados pela sustentabilidade

Certificada no nível Ouro do Origem Sustentável (mais de 60% dos 104 indicadores de ESG atingidos) a Bertex, de Novo Hamburgo/RS, é um exemplo a ser seguido no setor de componentes para calçados.


Desde a sua fundação, em 2006, a empresa hamburguense tem desenvolvido produtos sustentáveis de origem renovável, como a cortiça natural, juta natural e algodão. “Sempre tivemos em mente a necessidade dos cuidados com o meio ambiente para que existam recursos suficientes para as próximas gerações. A certificação no programa Origem Sustentável traz a oportunidade de alinhar nossos processos à dimensões internacionalmente reconhecidas e com isso ampliar as oportunidades no mercado nacional e de exportação para países que possuem regulamentação orientada à aquisição de produtos sustentáveis”, destaca o diretor-presidente da empresa, Gerson Berwanger.


Ambiental

Entre os destaques na área de ESG, a empresa lista uma série de ações e iniciativas, o que passa pelo reaproveitamento de materiais, a constante pesquisa para diminuição de desperdícios, o uso racional dos recursos naturais, o relacionamento próximo com os mais de 300 colaboradores do grupo, entre outras questões. Na dimensão ambiental, a Bertex se orgulha de adquirir 100% da sua energia elétrica a partir de fontes renováveis e de, no ano passado, ter enviado para a reciclagem mais de 61 toneladas de materiais como plásticos, papeis e metais diversos. Além disso, a Bertex não envia nenhum resíduo sólido gerado na produção para aterro sanitário, ou seja 100% dos resíduos não recicláveis gerados na produção, cerca de 114 toneladas, são enviados para processo de coprocessamento. Berwanger conta, ainda, que desde 2020 a empresa desenvolve um processo de reaproveitamento dos banhos de tingimento, resultando na redução de 54% no consumo de solventes utilizados.

.

Projeto Arborizar plantou 50 árvores em 2021

Ainda na área ambiental, a Bertex patrocina o Projeto Arborizar a fim de realizar a melhoria no ambiente, na cidade e na natureza. O projeto consiste no plantio de mudas arbóreas em avenidas da cidade de Novo Hamburgo e conscientizar as gerações futuras da importância de viver em harmonia com a natureza. No ano de 2021, foram plantadas mais de 50 árvores pela cidade de Novo Hamburgo/RS, o que equivale a absorção de 8 toneladas de gás carbônico.



Social

No pilar social, a Bertex promove atividades sistemáticas de desenvolvimento profissional e capacitação, visando o aperfeiçoamento contínuo dos colaboradores, bem como treinamentos e cursos focados nas funções e tarefas específicas. Um dos exemplos dessas ações foi a aproximação com a academia em 2019 através de contrato com a IENH – Instituição Evangélica de Novo Hamburgo -, com o qual vem desenvolvendo o Programa Humanidades para Gestão, tendo como principais ações: Projeto Escola de Líderes para formação e capacitação de lideranças; mentorias semanais com diversos setores e colaboradores; palestras e cursos de desenvolvimento com temas como regulação emocional, gestão do erro, estratégias de gestão de processos, formação e implementação do programa 6 S; formação para diversidade e inclusão; entre outros.


Projeto Escola de Líderes forma e capacita lideranças na empresa

O assunto saúde e segurança dos colaboradores também é primordial para a Bertex, que possui um SESMT - Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho composto por dois técnicos em segurança do trabalho que apresentam foco na prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e minimização dos riscos ocupacionais. Soma-se a isso, a prestação de serviço de consultorias externas especializadas, que regularmente realizam avaliações quantitativas e qualitativas dos agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes do trabalho em todos os postos da Bertex.


Cuidado com a saúde e bem-estar dos trabalhadores é praxe na Bertex

Além do SESMT, a Bertex conta com o apoio da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho -, que é responsável em realizar auditoria interna ambiental e de segurança, onde as não conformidades são discutidas em reuniões mensais. A CIPA, juntamente com o SESMT, são responsáveis também em realizar anualmente a SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho -, na qual são realizadas atividades voltadas à saúde e bem-estar dos funcionários, como por exemplo, verificação de pressão arterial e orientação para prevenção da hipertensão e diabetes, tipagem sanguínea, realização de massagem relaxante, orientação e avaliação postural etc.



Comunidade

A integração com a comunidade local também é ponto forte do trabalho da Bertex. Todos os anos são realizadas campanhas do agasalho, quando a empresa escolhe uma igreja ou entidade diferente. No ano de 2021, foi escolhida a Cáritas São José de Novo Hamburgo, que recebeu doações de itens arrecadados e lãs para confecção de cobertores, blusões, etc.


Em 2021, a Bertex também fez a destinação de parte do Imposto de Renda para a Liga Hamburguense de Handebol através do FunCriança de Novo Hamburgo. A Liga Hamburguense de Handebol é uma entidade de prática esportiva que desenvolve programas na área social, educacional e de rendimento. Eles têm como missão promover a prática do handebol em todos os níveis, impactando diariamente centenas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. No ano de 2021, a Bertex também patrocinou a Copa Thomás Engel, evento destinado para crianças carentes, de projetos sociais do Estado.



Fornecedores

A Bertex entende que, para alcançar altos níveis de desempenho em sustentabilidade e ESG, é necessário avançar por toda a cadeia de valor, levando em consideração também todas as ações de fornecedores e terceirizados. Para isso, definiu-se a meta de que 50% dos fornecedores e terceirizados regulares da Bertex estejam certificados até 2025 e 100% até 2030.

Conteúdos Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil

CONTEÚDOS

bottom of page