top of page
  • Foto do escritorOrigem Sustentável

Box Print: embalando a sustentabilidade


Uma das mais importantes indústrias de embalagens para calçados do Brasil, a Box Print é um case de sustentabilidade que chamou a atenção do Origem Sustentável. Certificada no nível mais elevado do programa, o Diamante (mais de 80% dos indicadores de sustentabilidade alcançados), a empresa sempre perseguiu uma produção ecologicamente e socialmente correta.

Box Print emprega mais de 970 funcionários e tem na sustentabilidade parte da sua estratégia

O gerente administrativo da empresa, Andre Schmitt, destaca que a sustentabilidade não é algo recente na cultura da empresa, mas que foi a partir de 2019 que a Box Print passou a mirar certificações na área. Segundo o gerente, a busca pelas certificações - além do Origem Sustentável, a empresa possui a certificação B.Corp - trouxe um amadurecimento para a empresa, que culminou com a criação de um comitê interno específico para gestão da sustentabilidade. “A partir de 2020, com a conquista dessas certificações, a empresa já tinha incorporado na sua estratégia a sustentabilidade como um dos seus pontos mais importantes para as tomadas de decisões”, conta Schmitt.


Em sinergia com seus stakeholders, a Box Print possui metas de sustentabilidade nos pilares ambiental, econômico, social e cultural. Entre elas, destaque para a redução das emissões de gases de efeito estufa, otimização no uso de recursos naturais, diversidade no ambiente produtivo e aumento do desempenho econômico. Todos estes objetivos são desdobrados em metas de médio e longo prazos, ou seja, resultados-chave que precisam ser atingidos para que consigamos conquistar nossos objetivos, e desta forma entregar ‘A Melhor Embalagem para o Mundo’”, explica o gerente.



Reduções

Desde 2017, conforme relatório gerado pela empresa, a redução de utilização de energia elétrica ficou em 37,5%, passando de 0,55 mwh/ton para 0,4 mwh/ton, economia que deve aumentar nos próximos anos. Schmitt destaca que a redução se deu a partir da Implementação de lâmpadas led em todos os ambientes da empresa, bem como pela utilização de lentes prismáticas para redução de lâmpadas em dia de sol.


Já a economia de água, entre 2017 e 2021, chegou a 40% por meio da conscientização dos funcionários e também de uma ação para a redução de vazão nas torneiras dos banheiros. “Essa ação também está em ampliação”, informa o gerente.


As reduções listadas são somadas à menor emissão de CO2, gás conhecido pelo efeito estufa e pelo aquecimento global, que tem grandes impactos na preservação ambiental. “Além de neutralizar muito mais do que geramos, estamos reduzindo as emissões de gases do efeito estufa com o abastecimento de carros flex com biocombustível (álcool), projetos de melhoria de rotas de entregas com veículos próprios - com redução de quilômetros rodados - e aquecimento de água com energia solar, reduzindo a necessidade de uso de gás natural”, conta. .



Empresa instalou painéis solares para aquecimento de água, diminuindo uso de gás natural

Social

Na área social, a empresa, que emprega mais de 970 pessoas em quatro unidades produtivas em Campo Bom/RS, trabalha uma política de diversidade. “Hoje contamos com 23 colaboradores PCDs, mais de 23% do quadro de colaboradores composto por mulheres e cerca de 10% dos colaboradores com idade superior a 55 anos”, conta o gerente. ​Segundo ele, a empresa também realiza eventos internos, presenciais e on-line, nos quais são realizadas abordagens sobre a temática. “Inclusive, criamos uma linha de comunicação através da #SomosTodosIguaisnaDiferente. Deixamos claro que na Box Print todos os profissionais são bem vindos independente de suas diferenças”, conclui Schmitt..


Palestras visam conscientizar funcionários sobre a importância da diversidade

Empresa

Criada em 1958, a Box Print é uma das principais e mais tradicionais empresas do setor de embalagens para calçados no Brasil. Com a produção de mais de 3 mil toneladas todos os meses, a fabricante tem seu principal mercado no mercado interno, mas também exporta seus produtos para a Argentina, Colômbia, El Salvador, México e Uruguai.

Conteúdos Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil

CONTEÚDOS

bottom of page