top of page
  • Foto do escritorOrigem Sustentável

Caimi & Liaison une cuidado com meio ambiente e economia


Fruto da união de uma empresa gaúcha, de Novo Hamburgo/RS, a Liason, com a chilena Caimi, a Caimi & Liaison recebeu a certificação máxima do Origem Sustentável (Diamante) pelo comprometimento com a sustentabilidade nos seus pilares econômico, social e ambiental.

Caimi & Liaison é uma empresa de Novo Hamburgo fabricante de materiais para o setor calçadista

O CEO da empresa, Carlos Bremer, conta que a Caimi & Liaison vem, há alguns anos, trilhando um caminho mais sustentável. Em 2009, pela primeira vez, recebeu o selo Prata no projeto “Empresa Amiga do Meio Ambiente “, tendo aderido ao Origem Sustentável em 2015, então com o selo Bronze. Em 2019, a empresa reforça o compromisso com a sustentabilidade com o lançamento da linha Life, com laminados sintéticos mais sustentáveis.


Linha Life é uma das primeiras de laminados sintéticos mais sustentáveis

Para receber o Origem Sustentável no nível Diamante, que contempla mais de 80% dos indicadores do programa alcançados, a empresa racionalizou o uso da água - redução de 20% no consumo entre 2016 e 2020 -, reduziu em 14% a utilização de energia elétrica e passou a utilizar, desde 2018, combustível renovável (biomassa) para o aquecimento da rede de óleo térmico da fábrica. “Este sistema é considerado uma energia renovável pelo fato de a madeira ser proveniente do plantio florestal. Sua implementação foi realizada para substituir e reduzir o consumo de gás liquefeito de petróleo”, explica Bremer.


Além de otimizar o uso dos recursos, a Caimi & Liaison incentiva o plantio de árvores em vias públicas no município de Novo Hamburgo e, com isso, já proporcionou a absorção de mais de 8 toneladas de carbono. Como forma de garantir a sustentabilidade no pilar ambiental e também econômico, a empresa passou a doar ou vender, desde 2016, os resíduos gerados no processo produtivo. “Isso se faz para empresas devidamente licenciadas e que, comprovadamente reciclagem e reutilizam os resíduos. Com isso, desde 2017, nenhum resíduo é destinado a aterro industrial”, conta o CEO.


Projeto Arborizar da Caimi & Liaison já neutralizou mais de 8 toneladas de carbono

Próximos passos

Segundo Bremer, os próximos passos na jornada de sustentabilidade da empresa é reforçar o comitê interno de sustentabilidade, com um engajamento cada vez maior dos colaboradores, além da ampliação do portfólio de produtos sustentáveis. “Também temos metas a longo prazo para a redução da pegada de carbono, tornando a Caimi & Liaison uma referência em sustentabilidade no ramo de fornecimentos de materiais para a indústrias de calçados, bolsas e acessórios”, projeta o CEO, ressaltando que a sustentabilidade, nos seus pilares ambiental, social, econômico e cultural é, hoje, um dos principais pilares da estratégia da empresa. “Nós acreditamos que a sustentabilidade será cada vez mais parte de todos os negócios”, conclui.



Empresa

Criada em 1994, a Caimi & Liaison, é reconhecida no mercado nacional e internacional por oferecer produtos de alta qualidade, inovação, moda e sustentabilidade. Atualmente, a empresa possui um parque fabril e showroom localizado em Novo Hamburgo, um showroom em Jaú/SP e representantes nos principais polos calçadistas.


Caimi & Liaison - Parque fabril e showroom localizado em Novo Hamburgo

Conteúdos Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil

CONTEÚDOS

bottom of page