top of page

Calçados Pegada é recertificada no nível máximo do Origem Sustentável

  • Foto do escritor: Origem Sustentável
    Origem Sustentável
  • 1 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de mar.

Com alto nível de comprometimento no programa, a Calçados Pegada enxerga na certificação um diferencial competitivo



A Calçados Pegada, de Dois Irmãos/RS, recebeu hoje (1º) a sua recertificação no programa Origem Sustentável no seu nível máximo, o Diamante (mais de 80% dos indicadores atingidos). A entrega contou com as presenças do presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, da diretoria e da equipe responsável pelo programa na empresa. 


Com alto nível de comprometimento no programa, a Calçados Pegada enxerga na certificação um diferencial competitivo, especialmente no mercado internacional, onde as práticas ESG são cada vez mais valorizadas. “Hoje exportamos cerca de 8% da nossa produção de mais de 7 milhões de pares por ano. Anos atrás, esse índice chegava a 12%. Queremos voltar a ter essa força no mercado externo e, para isso, ter o aval do Origem Sustentável, único programa ESG no mundo focado na cadeia calçadista, é um diferencial importante”, avalia o gerente administrativo da empresa, Gabriel Ranft. 


Entre os destaques da Pegada no pilar ambiental, está o investimento em energias renováveis. Atualmente, toda a energia utilizada pela empresa nas suas duas unidades, no Rio Grande do Sul e na Bahia, é proveniente do Mercado Livre de Energia. Na unidade baiana, onde são produzidos cerca de 90% dos seus calçados, a empresa implantou um projeto piloto com a instalação de placas solares que geram 5% da energia elétrica utilizada. 


Lançamento sustentável na BFSHOW

Em termos de produto, a Pegada lançará, na BFSHOW, em novembro, sua primeira linha de calçados sustentáveis, a Eco Step. “O nosso objetivo é replicar a bandeira de sustentabilidade do setor, atingindo um público que está cada vez mais preocupado com as questões ambientais”, explica Ranft. A linha Eco Step tem cerca de 70% dos materiais utilizados no calçado provenientes de reaproveitamento e reciclagem de resíduos produtivos. “Além disso, fomentamos a cadeia, pois compramos esse material de fornecedores locais”, acrescenta o gerente. 


Na área social, a empresa vem apostando no treinamento e desenvolvimento pessoal dos seus mais de 5,3 mil colaboradores, em cursos realizados nas próprias dependências da empresa e em parceria com instituições de ensino. Visando uma integração maior com as comunidades em que está inserida, a Pegada também promove o patrocínio de eventos culturais.


Sobre o Origem Sustentável

O Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias são Diamante (+80% dos indicadores alcançados), Ouro (+60%), Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek e Bureau Veritas.



Kommentare


ORI-0003-22A_LayoutPlanodeLancamentoCampanha_banner_conteudos_foto.png

Conteúdos

Confira conteúdos e notícias da certificação Origem Sustentável!

bottom of page