top of page

Grendene Ă© referĂȘncia em sustentabilidade

  • Foto do escritor: Origem SustentĂĄvel
    Origem SustentĂĄvel
  • 16 de mar. de 2023
  • 3 min de leitura

Grendene, que tem matriz em Farroupilha/RS, emprega mais de 16 mil pessoas em todo o Brasil

Uma das maiores empresas de calçados do Brasil e do mundo, a Grendene é também um exemplo quando o assunto é sustentabilidade nos seus pilares ambiental, econÎmico e social. Em 2022, a empresa, que tem capacidade para produzir 250 milhÔes de pares por ano, recebeu a certificação måxima do Origem Sustentåvel, no nível Diamante (mais de 80% dos indicadores alcançados).


Com mais de 3 mil fornecedores, a Grendene Ă© uma referĂȘncia em ESG, que proporciona ganhos importantes em toda a cadeia produtiva, jĂĄ que exige sustentabilidade dos seus parceiros comerciais. O gerente de Sustentabilidade da empresa, Carlos AndrĂ© Carvalho, conta que existe uma homologação de fornecedores, que devem cumprir requisitos bĂĄsicos de ESG que constam no Manual de Fornecedores, desenvolvido por categorias de fornecimento. O Manual contempla questĂ”es da pauta ESG, incluindo compromissos com gestĂŁo da qualidade e meio ambiente, saĂșde e segurança do trabalho, responsabilidade social e Ă©tica e transparĂȘncia. Na descrição desses itens, sĂŁo exigidos programas de saĂșde e segurança do trabalho e medidas de erradicação de açÔes de discriminação, de trabalho forçado e anĂĄlogo ao escravo e trabalho infantil, entre outros. AlĂ©m disso, todos os fornecedores precisam seguir a lista de substĂąncias restritas, que segue as principais listas internacionais (REACH, PROP 65, por exemplo). Ela foi feita em parceria com o Instituto Brasileiro de Tecnologia para Couro e Calçados (IBTeC). Os fornecedores tambĂ©m precisam estar registrados na Vegan Society, jĂĄ que a empresa se posiciona como vegana - sem uso de matĂ©rias-primas animais.


Fornecedores da Grendene sĂŁo homologados pela empresa

Ambiental

A Grendene se destaca pelo reaproveitamento e reciclagem de resĂ­duos gerados no seu processo produtivo. Conforme o mais recente RelatĂłrio de Sustentabilidade da empresa, em 2021 foram geradas 25,7 mil toneladas de resĂ­duos, dos quais 90% foram reciclados, 5% foram recuperados por outros processos de reutilização e 5% foram encaminhados para coprocessamento para geração de energia. Segundo o gerente, a empresa reaproveita as sobras de matĂ©ria-primas do prĂłprio processo de produção, gerando redução de custos com a otimização dos recursos utilizados. “Desde 2016, temos um compromisso de zero resĂ­duos industriais para aterros”, destaca Carvalho.



Ano passado, empresa gerou 25,7 mil toneladas de resíduos, dos quais 90% foram reciclados, 5% foram recuperados por outros processos de reutilização e 5% foram encaminhados para coprocessamento

Outro ponto de atenção da Grendene Ă© com relação Ă  pegada hĂ­drica, tendo todas as suas dez unidades com sistema de reĂșso de ĂĄgua implantado com capacidade de consumir 100% do efluente tratado. Conforme RelatĂłrio de Sustentabilidade da Grendene, em 2022, quase 90% de todo o efluente gerado e tratado foi reutilizado para uso humano ou nos processos industriais, o que representa 127 milhĂ”es de litros do recurso natural. Visando reduzir o uso de ĂĄgua, Carvalho conta que a empresa investe em tecnologias eficientes para identificar vazamentos, alĂ©m de captar ĂĄgua da chuva.


GestĂŁo hĂ­drica Ă© parte da realidade da Grendene

Com relação à energia, a Grendene possui uma usina fotovoltaica que produz entre 2,5% e 3% do total consumido pela empresa. O restante da energia utilizada é consumida de fontes renovåveis, como eólica, solar e biomassa, todas por meio do contrato de prestação de serviço com o Ambiente de Contratação Livre (Mercado Livre).


Logística reversa é mais um ponto importante para a Grendene, que tem capacidade operacional para acolher pares em mais de 400 pontos com coletores, Clubes e Galerias Melissa. O uso de biomateriais também vem em uma crescente na empresa, com expectativa de aumentar nos próximos anos.


Social

No pilar social, o grande destaque da gigante calçadista é a Universidade Grendene, fundada em 2017 com o objetivo de qualificar e orientar seus colaboradores para uma carreira de negócios, inovação e sustentabilidade. Funcionando dentro de todas as dez unidades do grupo, a Universidade conta com frentes diversas, como a Escola de Liderança e Gestão, Escola de Negócios e Escola Industrial. Em 2022, segundo relatório interno, foram quase 6 mil horas de aulas e mais de 7 mil pessoas impactadas. Com investimento de R$ 2,8 milhÔes em 2022, a empresa promove a Universidade junto a consultores e especialistas nas åreas relacionadas, sem custo para os colaboradores.


Universidade Grendene existe desde 2017 e jĂĄ impactou milhares de pessoas

A empresa

Fundada em 1971, a Grendene Ă© uma das maiores produtoras de calçados do mundo, com uma capacidade produtiva de 250 milhĂ”es de pares por ano e empregando mais de 16 mil colaboradores. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids, possui tecnologia proprietĂĄria e exclusiva na produção de calçados para os pĂșblicos feminino, masculino e infantil. Com dez unidades industriais, distribuĂ­das no CearĂĄ e no Rio Grande do Sul, tem forte presença no mercado de calçados. Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportaçÔes diretas e da subsidiĂĄria Grendene USA, Inc. (EUA), seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil fora do paĂ­s. A Companhia conta ainda com showroom Melissa em MilĂŁo, duas “Galeria Melissa” (SĂŁo Paulo e Nova Iorque).

ORI-0003-22A_LayoutPlanodeLancamentoCampanha_banner_conteudos_foto.png

Conteúdos

Confira conteúdos e notícias da certificação Origem Sustentável!

bottom of page