top of page
  • Foto do escritorOrigem Sustentável

Lev Termoplásticos: leveza pela sustentabilidade


Com 300 colaboradores, Lev Termoplásticos tem forte atuação no Brasil e países do Mercosul

Fundada em 2003, a Lev Termoplásticos, de Pará de Minas/MG, foi criada orientada para a sustentabilidade. Fornecendo componentes em TR e PVC para o setor calçadista nacional, a empresa faz rigoroso controle do uso de materiais e bens naturais, além de contar com alto índice de satisfação dos seus 300 colaboradores. O fato não passou despercebido pelos auditores do Origem Sustentável, único programa de certificação de ESG para a cadeia produtiva do calçado no mundo, que concedeu o nível máximo (Diamante) para a indústria.


A presidente da empresa, Cilmara Duarte Coelho Bento, ressalta que a proposta de nome da organização foi pensada para refletir uma empresa de estrutura simples e funcional, ao mesmo “leve, sutil, agradável, de fácil acesso e comunicação eficaz com todos os seus stakeholders. “Desde o princípio, procuramos aliar o crescimento econômico e expansão à satisfação dos nossos clientes, colaboradores e comunidade, sempre com olhar atento às questões ambientais”, comenta.


Na área de sustentabilidade ambiental, a Lev Termoplásticos passou a fazer o monitoramento de uso de água e optar pelo uso de energia elétrica renovável para o seu abastecimento. Hoje, conforme relatório de sustentabilidade da empresa, mais de 99% da energia utilizada é contratada no Mercado Livre. No caso da água, segundo Cilmara, houve uma redução de 3,5% no consumo, com ações de conscientização orientadas ao não desperdício no processo produtivo. “Além disso, é sabido que no processo de fabricação de compostos termoplásticos, há um consumo expressivo de água. Como ação de melhoria, ampliamos nosso sistema de circuito fechado de água no processo produtivo, otimizando o uso do bem natural e reduzindo perdas e geração de efluentes”, conta a empresária.



Empresa reaproveita grande parte dos resíduos. Apenas 1,6% é enviado para aterro

Quanto ao reaproveitamento de resíduos gerados na produção, a empresa reporta considerável evolução desde 2018. “Há cinco anos, 5% dos resíduos da indústria eram enviados para aterros sanitários. Hoje, esse índice é de apenas 1,6%. Nosso objetivo é reduzir a 1% até 2025”, projeta Cilmara, destacando que alguns materiais são reaproveitados e re-inseridos na produção e outros são enviados para coprocessamento. “Uma parte muito pequena do que geramos não pode ser reaproveitado e é enviado para o destino ambientalmente correto”. Atualmente, 52% dos resíduos são reaproveitados, sendo o restante comercializado para coprocessamento ou descartado de forma ambientalmente correta. O volume reaproveitado, anualmente, equivale a mais de 38 toneladas. Além da otimização do uso de materiais, a Lev Termoplásticos realiza logística reversa de embalagens em parceria com a Eureciclo.


Além do processo ser sustentável, a empresa tem grande preocupação com os seus produtos, sendo que nenhum deles contêm metais pesados ou ftalatos, substâncias prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. “Também mantemos um laboratório de pesquisas com equipamentos modernos e capazes de identificar soluções confiáveis, sustentáveis e inovadoras, sempre de acordo com a demanda do mercado”, ressalta Cilmara.



Lev Termoplásticos comercializa produtos sem metais pesados e ftalatos

Atualmente, a Lev Termoplásticos tem como carro-chefe o composto PVC LEV, também oferecendo as opções TR LEV. “A empresa, desde a sua fundação, cresceu 600%. Seguimos em crescimento, sempre com respeito aos nossos colaboradores e clientes”, destaca Cilmara.


Social

Na área social, a Lev Termoplásticos atua fortemente na busca por capacitação da sua equipe, realizando cursos para o desenvolvimento de habilidades. Com uma equipe formada majoritariamente por homens, a empresa passou, no ano passado, a realizar ainda mais inclusão de mulheres no setor produtivo criando novas oportunidades. Conforme relatório de sustentabilidade da Lev Termoplásticos, no ano passado o número de mulheres no ambiente produtivo aumentou 15%.


Mulheres são cada vez mais vistas no setor produtivo da empresa

Ainda no cuidado com seus colaboradores, a empresa distribui kits escola os que têm filhos com idade escolar, mantém parceria com instituições de ensino para capacitação, e disponibiliza vale alimentação, plano de saúde/odontológico, seguro de vida, convênios com estabelecimentos comerciais, entre outros. No ano passado, segundo a empresa, foram registradas mais de 900 horas de treinamentos e capacitações para os colaboradores.


Cultura

A sustentabilidade em todos os seus pilares é uma política perene da empresa. “Para nós, ESG é muito mais do que uma sigla, é uma metodologia de gestão”, diz Cilmara. Segundo ela, o Origem Sustentável chancela esse trabalho e traz vantagens competitivas por meio da visibilidade das ações diante de um mercado mais exigente.


Conteúdos Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil

CONTEÚDOS

bottom of page