top of page
  • Foto do escritorOrigem Sustentável

RR Componentes: crescimento sustentável


RR Componentes possui uma série de ações de cunho ambiental e social

A sustentabilidade sempre esteve no radar da RR Componentes, de Três Coroas/RS. Com certificação máxima no Origem Sustentável, a Diamante, com mais de 80% dos indicadores atingidos, a empresa tem seu crescimento econômico baseado nas práticas de ESG.


Produzindo mais de 360 mil metros de cordas e tiras de strass para abastecer o setor calçadista todos os anos, a RR Componentes, desde que foi apresentada ao programa, ficou encantada. “E nós não queríamos menos do que o máximo. Queríamos, desde o princípio, ter o nível Diamante, que brilha como o nosso strass, matéria presente em todos os nossos produtos”, conta o diretor da empresa, Robson Nascimento.


Ambiental

Na área ambiental, a empresa se orgulha de não ter descarte de nenhuma matéria-prima utilizada no processo de produção. Segundo Nascimento, até mesmo o strass que cai no chão durante o processo é limpo e volta para adornar os produtos.


Já os retalhos das cordas e tiras também são reaproveitadas, voltando para a produção, ou doadas para um projeto da prefeitura de Três Coroas com o CRAS para serem trabalhados como matéria-prima de artesanato, gerando renda para pessoas com câncer. Todo o papelão utilizado no processo de produção é vendido para reciclagem, gerando renda que retorna em investimentos para a empresa.


Empresa reutiliza 100% das sobras do processo produtivo

Para aproveitar a água da chuva, a RR Componentes instalou uma cisterna, sendo que toda a água captada é utilizada para lavar chãos, em banheiros e demais atividades que não exigem água potável.



RR Componentes instalou uma cisterna, sendo que toda a água captada é utilizada para lavar chãos, em banheiros e demais atividades que não exigem água potável

Já 100% da energia consumida pela empresa é proveniente de painéis solares próprios, gerando uma redução de custos estimada entre 70% e 80% com energia elétrica.



Painéis solares reduziram em 80% os custos com energia elétrica

Projetos

Nascimento conta que o crescimento da empresa é ligado à sustentabilidade. Com a meta de dobrar a produção até o segundo semestre de 2024, a RR Componentes está construindo um prédio próprio para unir a produção atualmente desenvolvida em três prédios, dois deles alugados, em Três Coroas. Na ampliação, Nascimento conta que serão contratados mais trabalhadores e instaladas mais cisternas e painéis solares, para que a empresa siga autossuficiente em energia.


Internacionalização

A RR Componentes, nascida em 2014, dá passos cuidadosos no seu desenvolvimento. Iniciando seu processo de internacionalização, a empresa enxerga o selo como um diferencial competitivo, principalmente em mercados dos Estados Unidos e Europa. “O mercado está evoluindo aos poucos no quesito sustentabilidade, mas o conceito ainda é mais valorizado em mercados mais desenvolvidos. No Brasil e na América Latina ainda temos muita competição baseada no preço, mas está mudando”, avalia Nascimento.


Segundo ele, na mais recente edição do INSPIRAMAIS, em janeiro, a empresa recebeu visitantes europeus que ficaram impressionados com a certificação. “Eles realmente deram muito valor para a nossa certificação máxima. É um indicativo importante”, comenta.


A empresa

Com 90 colaboradores e três unidades no polo calçadista de Três Coroas/RS, a RR Componentes é uma empresa que visa o crescimento sustentável, economicamente, ambientalmente e socialmente, com forte ligação com a comunidade local. Atuando no mercado doméstico, a RR Componentes iniciará seu processo de internacionalização em 2024, processo em que contará com o auxílio de imagem proporcionado pelo Origem Sustentável.

Conteúdos Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil

CONTEÚDOS

bottom of page