top of page
  • Foto do escritorOrigem Sustentável

Tess: sustentabilidade além do discurso


Indústria Tess, em Campina Grande/PB, produz mais de 5,5 milhões de pares por ano

Com uma produção de mais de 5,5 milhões de pares de calçados das marcas Kenner e Redley por ano, a Tess é uma indústria da S2 Holding com sede em Campina Grande/PB e também é mais uma das gigantes brasileiras a adotar a certificação do Origem Sustentável na sua categoria máxima, a Diamante (mais de 80% dos indicadores atingidos).


A empresa preza pela sustentabilidade como estratégia e de forma ampla possui investimentos em ações sociais, ambientais, culturais e que também geram economia.


Ambiental

Como destaque de iniciativas de responsabilidade ambiental, estão os baixos índices de desperdício e altos índices de reaproveitamento na fábrica, já que 40% dos solados da Redley e da Kenner, por exemplo, são feitos de materiais reutilizáveis.


Para ir além do discurso, a calçadista criou um índice próprio de controle de reaproveitamento de resíduos produtivos (grama/par). Conforme este, até 2020 a média de resíduos gerados era de 300 gramas por par. Em 2022, o índice reduziu quase 50%, com um resultado de 152 gramas de resíduos para cada par produzido. Para 2023, a empresa atingiu 133 gramas/par. Já em linhas gerais, em 2021 o saldo total de resíduos gerados foi de 1,7 mil toneladas, número que caiu para mil toneladas no ano passado, uma redução de 41%. Em 2023, a empresa busca a redução para 500 toneladas - o dado ainda não foi tabulado. O objetivo é, nos próximos anos, criar um calçado 100% sustentável.


A razão para a diminuição drástica do número de resíduos, segundo o diretor industrial e de desenvolvimento da Tess, Célio Roberto Bilibiu, é que a empresa conta com uma área de pesquisa, desenvolvimento e inovação que a permite alcançar altos índices de reincorporação de resíduos com garantia de qualidade e manutenção das características dos produtos.


Resíduos gerados no processo produtivo são reinseridos na produção

Além da produção

A empresa envolve seus mais de 2 mil colaboradores em campanhas, workshops e treinamentos semanais sobre vários temas. Um destes, por exemplo, é sobre questões ambientais, incentivando o uso consciente de recursos naturais, papéis, plásticos, entre outros materiais.


Em 2022, conforme relatório de sustentabilidade da empresa, foram reduzidas em cerca de 10% a utilização de água e energia elétrica no dia a dia da unidade. Para o próximo biênio, a meta é reduzir mais 10%. O fato, além de diminuir o impacto da atividade no meio ambiente, proporciona economia para a empresa por meio da redução de custos produtivos.


Coleta seletiva

Para promover uma cultura interna de conscientização ambiental e fortalecer a agenda de ESG dentro da companhia, a Tess capacita e incentiva seus colaboradores e parceiros a adotarem a coleta seletiva do lixo, não somente no ambiente de trabalho, mas em casa. No parque fabril, são disponibilizados coletores e orientações que seguem os padrões da Comissão Nacional de Meio Ambiente, a CONAMA 275.


Empresa tem ação de redução de consumo de copos e de coleta de pilhas e baterias

Em 2022, a empresa reporta ainda a iniciativa de diminuição drástica do consumo de copos descartáveis. A ação permitiu uma queda de 50% no uso desses materiais. No mesmo ano, a Tess destinou corretamente mais de 1.400 unidades de pilhas e baterias.


Responsabilidade social

A empresa acredita e investe continuamente em ações de responsabilidade social que impactem tanto sua equipe como a sua comunidade.


No ano de 2022, a empresa realizou uma edição do Natal Solidário no Centro Especializado de Reabilitação (CER) e na comunidade local chamada Pedregal, em Campina Grande. “Estas ações, além de estreitar nosso compromisso cultural, visam engajar nossa organização com a causa social em áreas periféricas e vulneráveis”, explica Bianca Doria, gestora de Recursos Humanos da empresa.


Edição do Natal Solidário no Centro Especializado de Reabilitação (CER)


No projeto Redefinir, que existe desde 2019, a empresa incentiva o desenvolvimento do conhecimento técnico e profissionalizante e por meio de parcerias com instituições de ensino tem proporcionando uma oportunidade de qualificação para famílias de funcionários e jovens de comunidades carentes de Campina Grande. Atualmente, a empresa tem mais de 120 jovens atendidos.


Projeto Redefinir tem, atualmente, mais de 120 jovens atendidos

Na Tess é estimulado o trabalho e o engajamento, e por isso promovem diversas ações para estimular a integração do time e da comunidade. São exemplos de ações: Dia da Mulher; Dia das Mães; São João; Dia dos Pais; SIPAT; Dia das Crianças; Campanhas Preventivas; Aniversariantes do Mês; Semana do Meio Ambiente e Confraternização Natalina.



Ainda nesta seara, a empresa realiza, periodicamente, talk shows sobre temas que envolvem oito diversidade, com objetivo de trazer mais conhecimentos sobre elas e sensibilizar para as diferenças naturais de cada pessoa, são elas:.




Discussões em grupo com o comitê de diversidade da Tess

Futuro

E a sustentabilidade, como uma jornada, não irá parar por aqui. Em dois anos, a Tess buscará manter o nível máximo de certificação no Origem Sustentável, ampliando seus processos em sintonia com as diretrizes de ESG.


Comments


Conteúdos Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil

CONTEÚDOS

bottom of page