top of page

Usaflex conquista pela terceira vez certificação máxima em ESG do Origem Sustentável

  • Foto do escritor: Origem Sustentável
    Origem Sustentável
  • 22 de jan.
  • 3 min de leitura

A Usaflex, indústria calçadista de Igrejinha/RS, foi certificada pela terceira vez no nível máximo do Origem Sustentável, único programa de certificação de práticas ESG voltado exclusivamente para empresas da cadeia produtiva do calçado no mundo. A entrega da recertificação Diamante, concedida a empresas que atingem mais de 80% dos indicadores do programa, aconteceu na sede da companhia e contou com as presenças da diretoria da calçadista e do presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira.


Na oportunidade, a diretora Jurídica e de DHO da Usaflex, Daniela Colombo, ressaltou que a recertificação reflete a maturidade do sistema de gestão da empresa e, sobretudo, o compromisso da calçadista com a melhoria contínua em seus processos produtivos. “Com relação à última certificação, realizada em 2023, registramos evolução nas dimensões ambiental e social, além de avanços consistentes em todas as outras desde a nossa primeira certificação, em 2021”, destacou. Segundo ela, a Usaflex segue direcionando seus esforços para o aprimoramento permanente de processos, práticas e indicadores, com foco na sustentabilidade do negócio no longo prazo e no engajamento responsável de toda a cadeia de valor.


ESG na prática

Com cerca de 2,7 mil colaboradores, que produzem diariamente 25 mil pares em quatro unidades — Igrejinha, Parobé, Campo Bom e Dois Irmãos, todas no Rio Grande do Sul — a empresa adotou um sistema de gestão que visa garantir que toda a organização esteja envolvida com a sustentabilidade. “Aqui na Usaflex, a sustentabilidade faz parte da estratégia da empresa e está inserida no nosso dia a dia de forma estruturada desde 2012. Ou seja, há mais de 13 anos adotamos um sistema de gestão que visa garantir que toda a organização esteja envolvida com o tema”, conta Daniela.


Na dimensão ambiental, a empresa se destaca por utilizar 100% da energia das unidades industriais oriunda de fontes limpas ou renováveis, por meio da contratação do mercado livre de energia. Outro destaque é o trabalho realizado para a sensibilização dos fornecedores de materiais. Atualmente, 71% do portfólio de matérias-primas possui certificações relacionadas à rastreabilidade, descarte orientado, reaproveitamento de resíduos, logística reversa e processos inteligentes com menor impacto ambiental na sua fabricação. Ainda na dimensão ambiental, a Usaflex realiza o inventário anual de Emissões de Gases de Efeito Estufa, seguindo a metodologia do GHG Protocol, além de adotar ações de mitigação das emissões.


O pilar social é outro destaque da atuação da empresa. Entre as metas, está o preenchimento de 50% das posições internas por meio de aproveitamento interno, via Programa TU – Talento Usaflex. “Em 2022, quando iniciamos o mapeamento das vagas, 27,8% dos postos eram preenchidos por aproveitamento interno. Encerramos o ano de 2025 com 40% do percentual de vagas preenchidas por aproveitamento interno”, comemora Daniela.


Outra meta estratégica é atingir, até 2030, 50% de mulheres em cargos de lideranças, considerando todos os níveis da empresa. “Saímos de 27% de mulheres em cargos de liderança, em 2020, para 46% em 2025”, informa.


Ideias que geram economia

A economia gerada pelas práticas sustentáveis de produção também se destaca. No âmbito do Programa Inovaflex, iniciativa interna que incentiva colaboradores e times a apresentarem soluções inovadoras para o negócio, Daniela ressalta que, no terceiro ciclo do programa, realizado ao longo de 2025, foram avaliadas 141 ideias, das quais 48 já foram aplicadas e 29 sugestões implementadas. As iniciativas geraram um impacto financeiro de R$ 2,46 milhões. Considerando os três ciclos do programa, o valor acumulado chega a R$ 2,76 milhões em ganhos e economias para a empresa.


O programa

Criado pela Abicalçados em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em 2013, o Origem Sustentável, além de certificar a produção sustentável, funciona como um guia de práticas ESG para empresas e todos os portes e maturidades. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, o programa segue a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. O Origem Sustentável conta com quatro níveis de certificação: Diamante (+80% dos indicadores alcançados); Ouro (+60%); Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek e Bureau Veritas.



Comentários


ORI-0003-22A_LayoutPlanodeLancamentoCampanha_banner_conteudos_foto.png

Conteúdos

Confira conteúdos e notícias da certificação Origem Sustentável!

bottom of page