top of page
  • Foto do escritorOrigem Sustentável

Usaflex: sustentabilidade dos pés à cabeça


Presente no DNA da empresa, a sustentabilidade nos seus pilares ambiental, econômico, social e cultural é uma realidade na Usaflex, indústria calçadista de Igrejinha/RS. Com uma produção diária de mais de 25 mil pares de calçados focados em conforto e tecnologia, a indústria criou, em 2012, um comitê composto de colaboradores responsáveis por elaborar e executar as ações de sustentabilidade, e em 2020, lançou a Política de Sustentabilidade da companhia, traçando objetivos e metas de médio prazo. Em uma sociedade cada vez mais preocupada com as questões ambientais e sociais, a empresa firmou, recentemente, com seu manifesto, o compromisso público da sua Política de Sustentabilidade que traça objetivos e metas na área até 2025.

Com mais de 3 mil colaboradores, Usaflex apresenta indicadores de sustentabilidade nos pilares ambiental, econômico, social e cultural

A diretora jurídica/DHO, Daniela Paula Colombo, destaca que a sustentabilidade, na empresa, abrange mais do que a dimensão ambiental e tem como objetivo trabalhar a conscientização dos mais de três mil colaboradores da companhia, de forma a levar o conceito para suas casas e sociedade. A transparência na comunicação das ações junto aos stakeholders também é um diferencial que chamou a atenção dos gestores do Origem Sustentável, programa no qual a Usaflex possui certificação no nível máximo, com mais de 80% dos indicadores de sustentabilidade cumpridos.


Desde 2012, a empresa passou a reportar as iniciativas no seu Relatório de Sustentabilidade, que segue as diretrizes estabelecidas pela Global Reporting Iniciative (GRI). “Inicialmente, as ações eram focadas no impacto social, com a maioria das ações direcionadas aos colaboradores e à comunidade. Gradualmente as ações foram ganhando maior proporção e englobando todos os pilares e atingindo todos os públicos, inclusive os consumidores, por meio de ações focadas no produto, tanto por meio da utilização de matérias-primas ambientalmente amigáveis, com procedência verificada e, também, opções de reaproveitamento de resíduos, como por meio da inovação em processos de produção visando obter um menor impacto ambiental”, conta a diretora, que também é parte do Comitê de Sustentabilidade.


Segundo Daniela, a Usaflex foca suas ações de sustentabilidade na gestão de fornecedores, gerenciamento de resíduos, logística reversa de embalagens, proficiência em substâncias restritas, matriz energética com fontes renováveis, otimização de recursos hídricos, inovação constante em produtos e processos, ações sociais entre colaboradores e comunidade governança corporativa, entre outros pontos.



Fornecedores

A Usaflex possui um rigoroso processo para gestão dos fornecedores, com o objetivo de garantir que não somente os produtos sejam sustentáveis, mas que todo o processo produtivo que envolve a cadeia também o seja. O programa de gestão engloba a homologação dos parceiros, que devem ter antecedentes estáveis, apresentar documentos que comprovem sua eficácia, estar em dia com as exigências fiscais, ter qualificações técnicas e econômico-financeiras, comprovação da realização de ações que visem a saúde e segurança do colaborador, requisitos de controle ambiental, além de controle intensivo na não utilização de substâncias nocivas à saúde. Para garantir a continuidade, a Usaflex realiza, periodicamente, auditorias com o objetivo da aplicação do Kaizen (Melhoria contínua) garantindo assim uma melhoria do processo produtivo e controle do atendimento aos requisitos legais.



Empresa realiza auditorias com fornecedores para garantir sustentabilidade

Resíduos

Conforme o mais recente Relatório de Sustentabilidade da Usaflex, no ano de 2020 a companhia reduziu em 5,9% o volume de resíduos gerados para cada par produzido, resultado de uma série de ações realizadas visando uma maior eficiência na gestão das sobras industriais. Uma das principais ações realizadas pela companhia foi a criação de um procedimento de avaliação de matérias-primas fora de linha. Com este procedimento de aproveitamento de estoque, houve redução de geração de resíduos e diminuição de extração de matérias-primas do meio ambiente, evitando dessa forma o consumo excessivo de recursos naturais. Além disso, a empresa possui uma política de não destinação de resíduos sólidos para aterros, sendo que atualmente todos os resíduos gerados são destinados para coprocessamento, reciclagem, logística reversa e descontaminação.


Usaflex buscou eficiência no uso racional de matérias-primas e com isso diminui geração de resíduos

Matriz Energética

Das quatro unidades da Usaflex, três possuem energias geradas por fontes limpas e renováveis, com pequenas centrais hidrelétricas, usinas eólicas e usinas solares, ação que concedeu à companhia o Selo Perfil Energia + Limpa.


Recursos Hídricos

A empresa tem investido de forma contínua em processos e tecnologias visando a otimização do consumo de recursos hídricos, como por exemplo a instalação de uma cisterna na unidade de Igrejinha/RS, onde é realizada a captação de água da chuva para a irrigação dos jardins.


Cisternas captam água da chuva para uso na irrigação de jardins

Produto

No produto, a Usaflex destaca que a sustentabilidade é refletida em calçados com componentes ecorresponsáveis e que prezam pelo conforto beleza e bem-estar das usuárias. Destaque para modelos produzidos com fios reciclados de garrafa pet e linho, sendo que cada cabedal equivale a três garrafas pets recicladas. Além disso, os calçados são produzidos com malharia em knit, processo no qual não existe desperdício de matéria-prima.


Sustentabilidade no processo produtivo e no produto. Usaflex produz modelos produzidos com fios reciclados de garrafa pet e linho

Social

A empresa possui uma política de remuneração baseada em cargos, elaborada por meio de pesquisa de mercado, buscando oferecer salários compatíveis com as atividades exercidas e cerca de 15% superior ao salário mínimo e ao piso salarial estabelecido pelo sindicato dos trabalhadores.


A Usaflex estimula o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores, por meio de cursos de capacitação e programas de seleção interna, permitindo o avanço na carreira, fato que também ajudou a diminuir a rotatividade. Atualmente cerca de 55% dos colaboradores possuem mais de 5 anos de empresa.



Empresa oferece salários compatíveis com as atividades exercidas e cerca de 15% superiores ao salário mínimo e ao piso salarial estabelecido pelo sindicato dos trabalhadores.

A questão social é muito forte na empresa, considerando ser pioneira ao introduzir o tema Diversidade na indústria calçadista através da inclusão de pessoas com deficiência – PCDs no mercado de trabalho, por meio do Projeto Pé de Igualdade. Questões de Gênero são abordadas nos Programas Por Todas e Empodera. A Usaflex é a 1ª indústria de calçados femininos a ser signatária dos 7 Princípios de Empoderamento Feminino, definidos pela ONU, e realiza ações que visam o desenvolvimento de lideranças, promover a igualdade, garantir a saúde, a segurança e o bem-estar das mulheres, dentre outras ações.


Neste âmbito, desde 2017 a Usaflex é certificada pelo Great Place to Work como Melhores Empresas para se Trabalhar, sendo a única indústria calçadista a participar de rankings regionais, setoriais e nacionais.


Tendo em vista o desenvolvimento regional, ações em prol da comunidade também são realizadas pela empresa, como apoios e patrocínios a eventos culturais e esportivos, bem como ações sociais em instituições de acolhimento a pessoas em vulnerabilidade.


Ciente de que a sustentabilidade é uma jornada de aperfeiçoamento contínuo, a Usaflex seguirá trabalhando para melhorar ainda mais seus processos produtivos, de forma a garantir um mundo melhor para as próximas gerações e também para a empresa, que colhe ganhos de competitividade e em imagem perante um mercado cada vez mais exigente.








Conteúdos Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil

CONTEÚDOS

bottom of page