top of page
  • Foto do escritorOrigem Sustentável

Webinar sobre Sustentabilidade na cadeia calçadista e lançamento da versão 3 do Origem Sustentável

A sustentabilidade já não é um diferencial das empresas, é um conceito de primeira necessidade para a sobrevivência no mundo dos negócios. E é por isso que a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) se uniram para criar o programa Origem Sustentável, que, lançado em 2013, passa por uma atualização com o intuito de ser ainda mais assertivo na certificação da sustentabilidade. Para apresentar essa iniciativa, as entidades promovem, no próximo dia 12 de maio, um webinar voltado a gestores que desejam ter seus processos certificados nesta que é a única certificação do cadeia calçadista brasileira.





Destacando que sustentabilidade não é um conceito apenas ambiental, mas que leva em consideração as dimensões econômica, social e cultural, o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira frisa que a maior parte dos grandes grupos de investimentos internacionais já têm na sustentabilidade o centro estratégico para alocação de ativos. “As empresas que não investirem em sustentabilidade certamente ficarão para trás em um mundo cada vez mais competitivo,tanto no que diz respeito aos investimentos quanto ao comportamento do consumidor. Mas, além de trabalhar o conceito, é importante divulgá-lo. Por isso estamos reformulando o Origem Sustentável, a única certificação de sustentabilidade da cadeia calçadista no Brasil”, comenta o dirigente.


A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, frisa que a sustentabilidade é vista como um dos pilares estratégicos da entidade que representa os fornecedores do setor calçadista nacional. “A sustentabilidade é a palavra de ordem no mundo empresarial, as empresas precisam mais do que nunca terem um propósito, os consumidores querem comprar produtos de marcas que trabalhem dentro de um capitalismo consciente, que são empresas que possuem uma razão de existir e geram lucros através das suas ações com uma preocupação em gerar valores para todas os seus stakeholders”, ressalta a superintendente, destacando a importância da união de todos os elos da cadeia coureiro-calçadista.


Origem Sustentável

O Programa, que já tem nomes como Vulcabras, Piccadilly, Bibi e Cipatex certificadas, e outras tantas gigantes brasileiras em processo de implementação, caso da Arezzo, Usaflex, Ramarim, Beira Rio e Bebecê, tem o objetivo de ser referência em negócios sustentáveis. Com auditorias credenciadas pela SGS e Senai, a certificação conta com quatro níveis de evolução: Bronze (para empresas que cumpram o mínimo de 20% a 30% dos indicadores propostos), Prata (40%), Ouro (60%) e Diamante (80%).


Apoio: Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Conteúdos Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil

CONTEÚDOS

bottom of page