top of page

Artecola é recertificada no nível máximo do Origem Sustentável

  • Foto do escritor: Origem Sustentável
    Origem Sustentável
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Seguindo sua jornada de sustentabilidade e ESG, a Artecola, indústria química multilatina com 77 anos de atuação, recebeu, no último dia 5 de maio, a recertificação no nível mais elevado do Origem Sustentável, o Diamante (mais de 80% dos indicadores atingidos). A entrega aconteceu na sede da empresa, em Campo Bom/RS, e contou com a participação das diretorias da Artecola e da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). 


Na oportunidade, o presidente-executivo da empresa, Evandro Kunst, destacou a importância da certificação no âmbito do Origem Sustentável. “Não se tem na indústria um programa similar ao Origem Sustentável no que diz respeito à avaliação da sustentabilidade nas empresas. Falo não só do setor calçadista, mas de todos os segmentos industriais. Trata-se de uma certificação que avalia com muita profundidade os aspectos que realmente configuram uma ação sustentável”, comentou. 


Apresentando sustentabilidade em todos seus pilares, ambiental, social, econômico e cultural, a Artecola trabalha com diversas realizações que reduzem o impacto das atividades. Na área ambiental, um exemplo é o uso de materiais provenientes de fontes recicladas como matéria-prima. A empresa transforma em novos produtos tanto resíduos próprios como de outros setores industriais. Além disso, a Artecola também se declara “Carbono Neutro”, com o mapeamento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e cálculo do sequestro de Carbono. 


No pilar social, destaques para práticas justas, saúde e segurança, desenvolvimento de colaboradores, diversidade e relações com o consumidor e com a comunidade. Na relação com a comunidade, a Artecola promove campanhas, apoia iniciativas sociais e incentiva o voluntariado entre seus colaboradores. Além disso, a empresa integra ações da Fundação Francisco Xavier Kunst - FFXK, da qual é instituidora. Um dos projetos mais conhecidos é o Novos Horizontes, que há mais de 25 anos atua em parceria com a Fundação Pescar no atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo formação em serviços administrativos. 


A empresa

Artecola produz soluções adesivas e chapas termomoldáveis sustentáveis para uso industrial, profissional ou doméstico, em diferentes setores: agro, automotivo, papel e embalagem, moveleiro, calçadista, construção civil e marcenaria. Ao todo, a companhia gera mais de 700 empregos diretos. Figura em 2º lugar no ranking Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras, da Fundação Dom Cabral. Com oito plantas industriais no Brasil, México, Colômbia, Peru e Chile e Argentina, atua em mais de 20 países.

 

O programa

Criado pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em 2013, o Origem Sustentável é baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, seguindo a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias certificadas são: Diamante (+80% dos indicadores alcançados); Ouro (+60%); Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek, Bureau Veritas e DNV. Atualmente, mais de 110 empresas da cadeia produtiva do calçado são certificadas ou estão em processo de certificação. As renovações acontecem a cada dois anos. Mais informações no site www.origemsustentavel.org.br.

Comentários


Conteúdos Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil

CONTEÚDOS

bottom of page