top of page
  • Foto do escritorOrigem Sustentável

Certificação para cadeia coureiro-calçadista é otimizada

A certificação de sustentabilidade da cadeia coureiro-calçadista nacional, Origem Sustentável, foi reformulada. Iniciativa conjunta da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Instituto By Brasil (IBB), o objetivo é otimizar os processos de avaliação, com critérios e princípios reavaliados. O apresentação aconteceu ontem (15), durante o Inspiramais, em São Paulo/SP.



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.


A apresentação do reposicionamento ficou a cargo do consultor Álvaro Flores, que participou da reformulação. Segundo ele, a iniciativa levou em consideração mudanças nos conceitos de sustentabilidade desde 2013, quando foi lançada a certificação. Entre as diretrizes levadas em consideração para o processo, estão o Pacto Global de ONU e a revisão das normas ambientais e de segurança ocupacional. “A partir de agora, o Origem Sustentável passa a ter dimensões econômicas, ambientais, sociais e culturais, que deverão ser integradas por meio da Gestão de Sustentabilidade”, explicou. Outra mudança é que, a partir da reformulação, somente empresas que atinjam 50% dos indicadores poderão ser certificadas, na categoria inicial, a Bronze. A partir daí, conforme os ajustes nos processos forem sendo realizados de acordo com os conceitos de sustentabilidade, as empresas podem almejar as categorias Prata (75% dos indicadores), Ouro (90%) e Diamante (100%).


Calçadista Bibi recebe certificação Diamante

A primeira indústria de calçados a receber a certificação integral foi a Bibi, de Parobé/RS. Representada pelo presidente Marlim Kohlrausch, a empresa recebeu a certificação Diamante. “O mundo está mudando e o consumidor busca, cada vez mais, empresas responsáveis ambiental e socialmente”, destacou o empresário.

Na oportunidade, também foi assinado um acordo técnico de cooperação entre a Bibi, Arezzo, Piccadilly, Abicalçados e Assintecal, com o objetivo de estimular a adoção do certificado por mais indústrias da cadeia, do fornecimento até o produto acabado.

Atualmente são 143 empresas no programa, sendo 17 de calçados e 126 fabricantes de insumos e componentes para o calçado. As auditorias para acreditação são realizadas pelas ABNT e SGS. Mais informações no site institutobybrasil.org.br/projetos/origem-sustentavel/.



Conteúdos Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil

CONTEÚDOS

bottom of page