top of page

Com investimentos em automação e sustentabilidade, Dicléo recebe certificação do Origem Sustentável

  • Foto do escritor: Origem Sustentável
    Origem Sustentável
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

A Dicléo, produtora de enfeites metalizados com diversos acabamentos para os setores de calçados, vestuário, pet e automobilístico, recebeu, no último dia 24 de julho, sua primeira certificação no âmbito do Origem Sustentável, único programa de acreditação de práticas ESG voltada para empresas da cadeia produtiva do calçado no mundo. A entrega da certificação aconteceu na sede da empresa, em Três Coroas/RS, e contou com as presenças da diretoria da Dicléo e da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).


Na oportunidade, o diretor da empresa, Geison Sobrinho, destacou que a certificação do Origem Sustentável auxiliou em melhorias nos processos produtivos, gerando ganhos de competitividade. “Para a obtenção do selo, realizamos diversas mudanças, com investimentos em automação - hoje a empresa trabalha com três robôs que atuam nas injetoras e se prepara para adquirir mais equipamentos - e práticas ESG no pilar ambiental, como a adoção de 100% de energia limpa na operação”, disse. Segundo ele, a empresa almeja avançar ainda mais nos seus índices de ESG. “Queremos, no futuro, passarmos para a categoria Ouro e depois a máxima, a Diamante”, projetou Sobrinho, ressaltando que a sustentabilidade pressupõe melhorias contínuas. A certificação recebida pela empresa foi no nível Prata (veja abaixo as categorias).



A empresa

Fundada em 1996, a Dicléo tem como principal mercado o calçadista, mas vem avançando em outros segmentos da indústria da moda, automotiva e pet. Atualmente, conta com 40 colaboradores e enxerga na inovação um braço importante de avanços de práticas ESG.


O programa

Criado pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em 2013, o Origem Sustentável é baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, seguindo a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias certificadas são: Diamante (+80% dos indicadores alcançados); Ouro (+60%); Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek e Bureau Veritas. Atualmente, mais de 110 empresas da cadeia produtiva do calçado são certificadas ou estão em processo de certificação. As renovações acontecem a cada dois anos. Mais informações no site www.origemsustentavel.org.br.

Comentários


ORI-0003-22A_LayoutPlanodeLancamentoCampanha_banner_conteudos_foto.png

Conteúdos

Confira conteúdos e notícias da certificação Origem Sustentável!

bottom of page