top of page

Endutex recebe upgrade e é recertificada na categoria máxima do Origem Sustentável

  • Foto do escritor: Origem Sustentável
    Origem Sustentável
  • 30 de abr.
  • 3 min de leitura

A Endutex Brasil, indústria produtora de laminados sintéticos de alta qualidade para os setores de calçados, móveis e automóveis, recebeu um upgrade na recertificação de ESG do Origem Sustentável. A entrega do reconhecimento no seu nível máximo, o Diamante (com mais de 80% dos indicadores atingidos), ocorreu no último dia 29, na sede principal da empresa, em Três Coroas/RS, e contou com as participações das diretorias da Endutex Brasil e da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

 

Na oportunidade, o diretor geral da Endutex Brasil, Vasco Silva, ressaltou a importância de estar na elite de empresas certificadas pela única certificação de ESG voltada para a cadeia calçadista no mundo. “É um orgulho e uma responsabilidade manter essa certificação, que é também uma solicitação de alguns dos nossos principais clientes, que buscam estar alinhados com seus fornecedores no quesito de sustentabilidade, compliance e governança”, disse. Segundo ele, o Origem Sustentável tem o papel de desenvolver ainda mais as práticas de ESG no setor, com a padronização de processos produtivos alinhados à sustentabilidade.

 

Ambiental

Entre os destaques da Endutex Brasil, chamou a atenção das auditorias externas, no pilar ambiental, o uso de energia 100% renovável adquirida pelo Mercado Livre, o não envio de resíduos industriais para aterros sanitários, a crescente utilização de materiais reciclados e de origem vegetal e orgânica nos processos produtivos, entre outros pontos. “Nos últimos anos, temos incrementado o uso de materiais reciclados e recicláveis em nossa cadeia de valor. Utilizamos em nossa produção materiais de fornecedores certificados pelo FSC, garantindo a rastreabilidade e a sustentabilidade das matérias-primas. Além disso, fabricamos produtos que contam com poliéster reciclado em sua estrutura”, contou Silva, acrescentando que, para os próximos anos, a meta é aumentar o uso de materiais reciclados na produção. O dado mais recente, apresentado no Relatório de Sustentabilidade da empresa, aponta que, em 2023, foram geradas 987 toneladas de resíduos, sendo 273,6 toneladas recicladas, 70,8 toneladas reutilizadas e 222 toneladas enviadas para co-processamento (blendagem).

 

Ainda no pilar ambiental, a Endutex Brasil conta com uma estação de tratamento de efluentes própria, em circuito fechado, que permite a reutilização da água na lavagem de embalagens industriais.

 

Social

No pilar social, o destaque é o fato de 100% dos colaboradores terem acesso a um conjunto abrangente de benefícios, que incluem Auxílio Educação, Seguro de Vida, Plano de Saúde, Descontos em Universidades, Plano Odontológico e Refeitório próprio.

A empresa

Com cerca de 260 funcionários, a Endutex Brasil é um braço importante da multinacional portuguesa Endutex, com unidades fabris em Três Coroas e Sapiranga/RS. Inicialmente, a principal atividade era a impermeabilização de tecidos por meio de apenas uma máquina. Além de filial no Brasil, a empresa conta com fábricas na Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Hungria, Polônia e República Tcheca. Atualmente, a empresa produz mais de 5 milhões de metros de laminados sintéticos por ano.

 

O programa

Criado pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em 2013, o Origem Sustentável é baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, seguindo a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias certificadas são: Diamante (+80% dos indicadores alcançados); Ouro (+60%); Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek, Bureau Veritas e DNV. Atualmente, mais de 110 empresas da cadeia produtiva do calçado são certificadas ou estão em processo de certificação. As renovações acontecem a cada dois anos. Mais informações no site.


Comments


Conteúdos Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil

CONTEÚDOS

bottom of page