GI Inovações: sustentabilidade do processo ao produto
- Origem Sustentável

- há 7 dias
- 3 min de leitura

Indústria produtora de solados de EVA e E-TPU, e matrizes, a Gi Inovações é uma empresa que une práticas ESG em seus processos até o produto final, oferecendo ao mercado linhas desenvolvidas com materiais reciclados. Criada em 2001, a fabricante de Parobé/RS foi certificada no nível Bronze do programa Origem Sustentável.
O pilar ambiental do ESG é um dos focos de atuação da Gi Inovações, que além de ajudar na preservação do planeta tem ganhos de posicionamento junto ao mercado e também redução de custos. Conforme a empresa, a indústria faz a reutilização de aproximadamente 10% ao mês dos resíduos de alumínio provenientes do processo produtivo para desenvolvimento das matrizes. Esses resíduos são reaproveitados internamente, em forno próprio, para a fabricação de chapas e anéis de alumínio utilizados no desenvolvimento e na produção de novas matrizes para calçados.

Além disso, a empresa também promove o reaproveitamento de mais de 10% das sobras e rebarbas de solados de EVA, que retornam ao processo produtivo de forma controlada, contribuindo para a redução do descarte de resíduos e para a diminuição do uso de matérias-primas virgens. As rebarbas recicladas dão origem às linhas de EVA Recovery e Green (veja abaixo), que possuem reconhecimento crescente no mercado de calçados. A economia anual com o uso de matérias-primas recicladas, conforme a empresa, é de R$ 1,5 milhão.
Rebarbas de EVA também retornam para a produção gerando novos solados. Além disso, o tanque armazena os mais de 400 mil litros de água reaproveitados anualmente.
Outro ponto importante é o reaproveitamento e a gestão eficiente da água, com tratamento e reutilização de 100% da água nos processos de resfriamento e aquecimento das máquinas, reduzindo significativamente o consumo de recursos hídricos. Conforme levantado pela empresa, por ano são reaproveitados mais de 400 mil litros de água. Ainda na seara de gestão de recursos naturais, a empresa reporta o uso de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, adquirida via Mercado Livre de Energia.
Social
No pilar social, a Gi Inovações se destaca pela realização de treinamentos mensais com suas lideranças, com foco em capacitação técnica e produtividade, segurança e desenvolvimento profissional. Os cursos são realizados na sede com profissionais externos e habilitados. Nesses eventos, também é reforçada a conscientização dos colaboradores, por meio de ações educativas relacionadas à sustentabilidade e às boas práticas ambientais.
Treinamentos realizados in company unem capacitação profissional e conscientização ambiental
Estímulo
A adoção das práticas ESG foi fortalecida pelo estímulo de clientes estratégicos, como a Usaflex, reforçando o posicionamento da Gi Inovações como uma empresa comprometida com a sustentabilidade e preparada para atender às exigências atuais e futuras do mercado calçadista. Conforme a empresa, o estímulo reforçou a importância de alinhar os processos produtivos, ambientais e sociais da Gi Inovações aos critérios de sustentabilidade reconhecidos pelo mercado, fortalecendo parcerias comerciais e ampliando a competitividade da organização.
Redução de custos
A otimização de processos produtivos, com foco em eficiência energética, unida à redução de perdas e melhoria do rendimento de materiais, contribuem para a redução de custos da empresa. Conforme a Gi Inovações, a economia corresponde a 5% dos custos operacionais. Os indicadores são acompanhados de forma periódica, com controle interno por meio de registros de produção, permitindo monitoramento e melhoria contínua.
Além da economia em matérias-primas virgens, a empresa reporta a diminuição de gastos relacionados ao consumo de energia, em função da utilização de energia proveniente de fontes renováveis; a redução de desperdícios e retrabalhos a partir da otimização dos processos produtivos; e a maior eficiência no uso de recursos naturais e insumos.
Materiais
A “cereja do bolo” de todos esses processos produtivos que abraçam os pilares ambiental, social e de governança são os produtos fornecidos ao mercado. A linha Recovery, por exemplo, possui em sua composição um percentual de 55% de material reciclado, variando conforme o produto e a aplicação técnica exigida pelo cliente. Já na linha Green é usado 60% de polímero à base de cana de açúcar (invés de petróleo), reduzindo a pegada de carbono. Em termos qualitativos, os materiais se destacam pela manutenção das propriedades técnicas exigidas para o calçado e pela padronização de desempenho e durabilidade.
Linha Green tem mais de 55% de materiais reciclados na sua composição e a linha Recovery, que é produzida a partir da cana de açúcar














Comentários