top of page

Bibi: uma trajetória sustentável

  • Foto do escritor: Origem Sustentável
    Origem Sustentável
  • 25 de out. de 2021
  • 5 min de leitura

Com matriz em Parobé/RS, a Bibi foi fundada em 1949 e é referência no mercado de calçados infantis. Além da sede, a indústria tem filial em Cruz das Almas/BA. Empregando mais de 1,3 mil pessoas nas duas unidades, a empresa produz anualmente mais de 2 milhões, dos quais exporta 20% para 70 países. No Brasil, a marca Bibi está em mais de 3,5 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 130 lojas.



ree



Há muitos anos trabalhando com iniciativas de sustentabilidade, sendo que essas foram fortalecidas ao longo da década de 1990 com o ingresso de Marlin Kohlrausch à presidência da empresa, a Bibi tem o conceito em seu DNA. Na década de 1990, o destaque ficava por conta das campanhas cidadãs, com foco na preservação do meio ambiente, crianças desaparecidas, dicas de saúde por meio de cartilhas e distribuição de escovas dentais para os pequenos. Estas ações eram desenvolvidas pela empresa sendo comunicadas principalmente nas embalagens individuais dos calçados interagindo com os consumidores finais.



ree


Ao longo dos anos, a Bibi passou a desenvolver projetos de endomarketing, como a Universidade Bibi, o Bom Dia Empresa, Como Estão Hoje, Encontro Afetivo, Café com o Presidente, além de um código de ética e conduta, visando sempre a ética, transparência, agilidade e o bom convívio. Na área da educação, em parceria com a Secretaria de Educação de Parobé e com o Rotary Club, a Bibi distribuiu a Cartilha Financeira aos colaboradores e aos alunos da rede municipal de ensino da comunidade, trazendo noções de educação financeira.


Ainda na área social, a Bibi mantém a Fábrica de Talentos, que, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), qualifica profissionalmente jovens com idade entre 17 a 21 anos. O programa é realizado nas fábricas em Parobé e Cruz das Almas. Anualmente, 56 jovens, em média, são capacitados para os desafios da vida, trazendo uma visão de empresa, de planejamento familiar e financeiro, ética, assim como o ofício de desenvolvimento e produção de calçados. Muitos desses novos talentos são recrutados e passam a integrar o time oficial da calçadista.



ree


Meio ambiente

A marca de calçados infantis se orgulha por suas atitudes junto ao meio ambiente, ao mercado brasileiro e à sociedade, levando em conta quesitos como consumo consciente de energia, redução do nível de poluição, descarte correto de resíduos, não utilização de substâncias tóxicas nos calçados e relação com funcionários e comunidade. Atualmente, destaque para ações como a correta destinação dos resíduos industriais da empresa. Dessa forma, 56% dos resíduos são reciclados e 44% são coprocessados (transformados em matéria-prima para a indústria cimenteira por meio de uma parceria com multinacional italiana). Ou seja, não há descarte.



ree


Na ponta final de todo um processo sustentável de produção, a Bibi apresenta calçados infantis com materiais 100% atóxicos. Neste sentido, são realizadas ações com foco no desenvolvimento e monitoramento de 125 fornecedores (e 2.650 materiais), para que todos os calçados sejam produzidos com materiais livres de substâncias tóxicas, o que faz com que a empresa, em uma esfera global, consiga prospectar e se consolidar em mercados que se posicionam com um grau de exigência bastante elevado no que se refere aos princípios de sustentabilidade.


No caso do couro vacum utilizado nos cabedais, a marca trabalha com 100% dos fornecedores de curtumes certificados dentro do padrão internacional LWG (Leather Working Group) e CSCB (Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro). Com relação às embalagens feitas com papel reciclado, 100% das utilizadas são adquiridas por fornecedores certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council) e pela B Corp, e já com foco nos têxteis, há a utilização de fibras recicladas (poliéster) oriundo de garrafas pets. Os adesivos utilizados na fabricação também são todos à base de água - e não solventes. Outro fato relevante é que a Bibi atua no desenvolvimento dos fornecedores no que diz respeito à produção de insumos sustentáveis. Para isso, promove encontros de fornecedores anuais com premiações para as melhores práticas e projetos sustentáveis.



ree


A Bibi ainda elabora com frequência o inventário de emissão de gases de suas operações industriais e faz a aquisição de energia elétrica oriunda de fontes renováveis. Por comprar energia de fontes sustentáveis, a Bibi faz parte do Programa Perfil Sustentável, que é pioneiro no Brasil em proporcionar reconhecimento pela contribuição ambiental e social proporcionada pelas empresas que compram energia de fontes alternativas. Seguindo uma metodologia aceita internacionalmente, o programa contabiliza os gases de efeito estufa (GEE) regulados pelo Protocolo de Quioto que deixaram de ser emitidos pela marca, certificando-a com o selo Perfil Energia + Limpa. Desde 2014, a empresa já deixou de emitir 1.322,717 (tCO2e) na atmosfera, o que corresponde ao plantio equivalente de 3.422 árvores.


Já na área social, a Bibi promove inúmeras ações junto à comunidade, como a doação de máscaras e calçados em diferentes locais, principalmente nas regiões onde atua com as suas unidades fabris, proporcionando boas lembranças com a doação de calçados para bebês recém-nascidos nas maternidades de hospitais públicos.



ree


Próximos passos

O compromisso com a sustentabilidade irá se manter nos próximos anos, tanto que a Bibi acaba de divulgar uma lista de compromissos até 2030. Sob a perspectiva ambiental, o objetivo é melhorar de forma contínua o sistema de gestão ambiental da rede, visando desenvolver processos que resultem em ganhos de ecoeficiência e na redução dos impactos ambientais. Também vislumbra elaborar projetos e ações que fortaleçam o propósito da marca, que é fazer o bem para gerar boas lembranças, mas sempre trazendo um resultado favorável para a sociedade.



ree


No âmbito econômico, entre os resultados que a marca espera alcançar até 2030, está expandir a rede de franquias para chegar a 250 lojas no Brasil e 100 no exterior. Já no campo ambiental, a Bibi espera alcançar, anualmente, 100% de conformidade dos produtos fabricados na Norma Reach (Regulamento Nº 1907/2006 Parlamento Europeu) referente à toxicidade. Outras questões englobam uma redução de 20% na geração de resíduos no desenvolvimento de novos produtos e operações industriais até o ano de 2025. Já no social, a marca quer promover a qualificação profissional constante de jovens das comunidades locais por meio do programa Fábrica de Talentos, realizando a efetivação de, no mínimo, 30% dos participantes do programa junto à empresa.



ree


Ainda no campo social, a empresa se compromete a destinar 52 minutos anuais, por colaborador, para realização de trabalhos voluntários de impacto local, que tenham conexão com o propósito da Bibi. Dessa forma, o objetivo é doar, por ano, o equivalente a um dia de produção de calçados das fábricas Bibi para instituições que também tenham relação com o propósito da marca.


ree


Para que os consumidores fiquem por dentro de todas as ações desenvolvidas pela marca, a Bibi ainda criou uma landing page com informações da área.


Origem Sustentável

Certificada desde a criação do Origem Sustentável, em 2013, a partir de 2018 a Bibi passou a ostentar a certificação máxima, a Diamante. Em 2021, a Bibi conquistou a recertificação no mesmo nível, reiterando os esforços e os projetos promovidos pela rede no âmbito da sustentabilidade. Com auditoria realizada pela empresa multinacional Bureau Veritas, que tem sede na França, o processo de auditoria foi realizado de 21 a 24 de setembro, levando em consideração 124 indicadores* em quesitos que englobam as frentes ambiental, social, econômica e de gestão de sustentabilidade.


* certificação Origem Sustentável – Versão 2.0 (na pontuação da versão 2.0 para conquistar a certificação a empresa deve atingir o mínimo de 50% dos indicadores obrigatórios de um total de 124 indicadores. Este percentual mínimo refere-se ao nível Bronze, e são seguidos de Prata (75%), Ouro (90%) e o nível máximo Diamante (100%).


ORI-0003-22A_LayoutPlanodeLancamentoCampanha_banner_conteudos_foto.png

Conteúdos

Confira conteúdos e notícias da certificação Origem Sustentável!

bottom of page