top of page

JOMO: unindo sustentabilidade ambiental e social

  • Foto do escritor: Origem Sustentável
    Origem Sustentável
  • 17 de jun.
  • 4 min de leitura

Atualizado: há 1 dia

Com 274 colaboradores na cidade de Novo Hamburgo/RS, a JOMO preza pelo desenvolvimento sustentável.
Com 274 colaboradores na cidade de Novo Hamburgo/RS, a JOMO preza pelo desenvolvimento sustentável.

 

Fundada na Alemanha em 1947, a JOMO está no Brasil há cerca de três décadas, nas quais preza pela união de sustentabilidade e qualidade em produtos termoldados e costurados. A atuação no desenvolvimento de materiais para o setor calçadista - palmilhas, cabedais, peças técnicas e embalagens - deu à empresa a certificação no nível Ouro do Origem Sustentável, com mais de 60% dos indicadores do programa atendidos.


As iniciativas de sustentabilidade que deram à JOMO a certificação no Origem Sustentável destacam-se, principalmente, nos pilares ambiental e social. Não destinando resíduos para aterros sanitários desde 2019, a empresa orgulha-se de usar 100% de energia limpa no seu processo produtivo e de ter uma instalação sem desperdício de água, com processos de produção que não necessitam do recurso natural.


A empresa também promove a reciclagem de seus resíduos, campanhas para arrecadação de tampinhas e lacres, estimula o descarte correto de eletrônicos e óleo de cozinha, entre outras ações.


Em 2024, foram mais de 380 litros reaproveitados, 50% mais do que em 2023.


Conforme a JOMO, em 2024 foram reciclados mais de 3 toneladas de resíduos, que foram doados para instituições de ensino e artesãos. Para o desenvolvimento do projeto Reciclagem de Materiais, é realizada pesquisa de instituições e escolas da região que gostariam de receber o material disponibilizado pela empresa, sempre verificando como esses resíduos serão utilizados. Entre os resíduos produtivos reciclados estão retalhos de tecidos, espuma e EVA, paletes e aviamentos, que se tornam brinquedos, peças de decoração, enfeites e até mesmo bancos. Desde 2011, quando iniciou o projeto, foram recicladas cerca de 133 toneladas de resíduos.


Outro destaque da JOMO é o projeto de Reciclagem de óleo de Cozinha Saturado. Por meio dele, os colaboradores são conscientizados a trazerem para a empresa o resíduo de óleo gerado em suas residências, armazenado em garrafas pet. Para incentivar a participação dos colaboradores e mostrar a importância do descarte correto deste resíduo, foi estabelecida uma sistemática de troca, pela qual cada 600 ml de óleo vale um sabão ou detergente; dois litros de óleo um presente; e quatro litros de óleo um presente e um sabão ou detergente. Os óleos são doados para o Centro de Atenção Urbana a Dependência Química (CAUDEQ) de Novo Hamburgo/RS, ou coletados por empresa especializada. Os resíduos que vão para a CAUDEQ se transformam em sabão para utilizar na higienização das instalações. Em 2024, foram mais de 380 litros reaproveitados, 50% mais do que em 2023.


Preocupada com o descarte de resíduos eletrônicos, a JOMO também realiza o Projeto Descarte Resíduo Eletrônico. Anualmente é disponibilizado um período para que os colaboradores tragam até a empresa seus aparelhos eletrônicos/tecnológicos em desuso. O prazo e os tipos de resíduos são expostos no mural da empresa. Após a campanha, a empresa contabiliza e encaminha os resíduos, juntamente com os eletrônicos gerados pela JOMO, para um prestador de serviços especializado em destinação de resíduos eletrônicos/tecnológicos. Em 2024, foram arrecadados mais de 380 quilos de eletrônicos, que vão desde equipamentos de informática e de telefonia até pilhas e baterias diversas, baterias de chumbo ácida, resíduos eletrônicos de manutenção (fios, cabos e placas), reatores de lâmpadas, entre outros.


Ainda no pilar ambiental, a JOMO investe no Projeto Arborizar desde 2017. Com investimento anual de R$ 4.000,00 até o ano passado foram plantadas 510 mudas de árvores, o que equivale à absorção de mais de 84 toneladas de gases de efeito estufa.



Em 2024, Projeto Arborizar plantou mais de 500 mudas.


Com o objetivo de criar uma cultura de consumo consciente, na empresa e na casa dos colaboradores, a JOMO realiza o Projeto Consumo Consciente. A metodologia elaborada é a realização de treinamentos e divulgação de informações de como utilizar melhor os bens de consumo internos por meio de cartazes, etiquetas adesivas nos principais pontos passíveis de redução no consumo e treinamentos. Durante o ano, são realizadas atividades de conscientização para os colaboradores. O reflexo se dá na empresa, com redução do consumo, e nas casas dos funcionários. Na empresa, foi registrada a diminuição do consumo de água, de 16 metros cúbicos para 13 metros cúbicos ao ano por colaborador em 2024.


Redução de emissões de GEE

A JOMO desenvolve também o inventário de emissões de gases do efeito estufa (GEE). Comparando com o ano base determinado (2014) em 2024 a redução foi de 31,65%. Em 2014, a emissão havia sido de 304,91 toneladas de CO2e, número que caiu para 208,411 toneladas de CO2e em 2024.


Parte determinante do sucesso no desafio de redução das emissões foi o fato de a empresa ter ingressado no Mercado Livre de Energia em 2019. Conforme a JOMO, entre os principais benefícios desta opção estão o custo, a qualidade, a previsibilidade de custos e a flexibilidade de negociação. Anualmente, é emitido o Certificado de Energia Renovável pela Ludfor, empresa responsável pelo gerenciamento dos processos relacionados ao Mercado Livre de Energia. O documento comprova a utilização de energia renovável pela JOMO.


Social

Em parceria com a Associação de Assistência em Oncopediatria – AMO Criança, a JOMO realiza o projeto Eu amo Tampinhas. Durante o ano, a empresa estimula seus colaboradores a descartarem tampinhas de refrigerantes e outras bebidas, que são doados para a AMO e se transformam em recursos para a instituição. Em 2024, foram arrecadados mais de 34,70 quilos desses objetos, o recorde do projeto. Desde 2018, quando iniciou o trabalho, foram arrecadados mais de 156 quilos em tampinhas.


Desde 2018, JOMO já doou mais de 156 quilos em tampinhas para a AMO.
Desde 2018, JOMO já doou mais de 156 quilos em tampinhas para a AMO.

A empresa

Com 274 colaboradores em sua unidade em Novo Hamburgo/RS, a JOMO preza pelo desenvolvimento sustentável. Na empresa, são desenvolvidos produtos seguindo os princípios de ecoeficiência, utilizando materiais inovadores, ecofriendly, renováveis ou reciclados.



Comments


ORI-0003-22A_LayoutPlanodeLancamentoCampanha_banner_conteudos_foto.png

Conteúdos

Confira conteúdos e notícias da certificação Origem Sustentável!

bottom of page