Colorgraf: evolução contínua
- Origem Sustentável
- 21 de jul.
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Fundada em 1993, a Colorgraf é um exemplo de evolução contínua quando o assunto é ESG. Sediada em Novo Hamburgo/RS, a empresa conta com uma equipe de 265 colaboradores e oferece uma ampla gama de soluções, incluindo transfers, impressos diversos, etiquetas técnicas (em peça, resinadas e 3D) para calçados, embalagens em papel cartão e PVC, jogos em papel, tatuagens, materiais para ponto de venda, entre outros. Desde a sua criação, a Colorgraf, certificada no nível Prata do Origem Sustentável (mais de 40% dos indicadores do programa atingidos), promove a incorporação das práticas ESG, cultura que se reflete no desenvolvimento de produtos e serviços alinhados às expectativas dos clientes, com foco nos pilares ambiental, social e de governança, promovendo responsabilidade, transparência e compromisso com o futuro.
No pilar ambiental, a empresa tem como destaques a migração total para o mercado livre de energia, sendo, hoje, 100% da operação abastecida por fontes renováveis. A geração se dá tanto pela aquisição via Mercado Livre, quanto por meio de mais de mil painéis fotovoltaicos instalados na sede. Os painéis evitam, por ano, a emissão de mais de 750 mil toneladas de CO2 na atmosfera (equivalente ao plantio de cerca de 41 mil árvores).
Colorgraf tem mais de mil painéis solares instalados na sua sede, em Novo Hamburgo.
Visando otimizar o uso de energia, a empresa utiliza telhas leitosas para aproveitamento máximo da luz natural, bem como um maior conforto térmico para seus colaboradores. Já na gestão dos recursos hídricos, a Colorgraf criou um sistema para reutilização da água da chuva, que é utilizada em descargas sanitárias, sistemas de hidrantes e lavagem de telhas, entre outros. No mesmo contexto, nos banheiros foram instaladas torneiras e bebedouros com acionamento automático.

Outro ponto positivo no pilar ambiental, é a gestão de resíduos industriais. Atualmente, cerca de 90% dos resíduos gerados são destinados a empresas especializadas em reciclagem, transformação ou blendagem para coprocessamento - panos e estopas contaminadas, embalagens com resíduos de tinta e iodo. O coprocessamento dos produtos contaminados dá origem ao clínquer, componente essencial do cimento. Já o óleo industrial e a gordura vegetal utilizados no refeitório são reciclados. Conforme a Colorgraf, em 2024, foram coletados mais de 1,2 mil litros desses produtos, volume que foi destinado a empresas especializadas. A Colorgraf adota também a logística reversa para as embalagens de produtos químicos utilizados internamente. Atualmente, conforme a empresa, 100% dos tambores metálicos reutilizáveis são devolvidos aos fornecedores, que os reaproveitam em novos ciclos de uso, garantindo uma destinação sustentável e alinhada às boas práticas ambientais.
Social
Os indicadores social e cultural, nos quais a Colorgraf teve maior destaque na auditoria do Origem Sustentável, com 64% e 93% dos deles atingidos, respectivamente, também são muito potentes para a empresa. Neste contexto, destaca-se a campanha permanente de arrecadação de tampinhas plásticas que são destinadas à entidade AMO Criança, responsável por comercializá-las para custear ações voltadas ao atendimento de crianças. Anualmente, são arrecadados cerca de 200 kg de tampinhas para essa finalidade.
Campanhas com colaboradores arrecadam tampinhas, latas e lacres de alumínio que se são doados para entidades da comunidade
Em 2024, além da campanha permanente, a Colorgraf promoveu uma gincana solidária durante a programação da 14ª SIPAT, que resultou na arrecadação de 1,8 mil quilos de tampinhas plásticas e 595 quilos de latas de alumínio. Os materiais foram vendidos e, com o valor arrecadado, foram adquiridos 970 brinquedos destinados a bebês e crianças atendidos pela Associação Comunitária do Bairro Santo Afonso, comunidade carente de Novo Hamburgo. Outra importante campanha realizada é a de arrecadação de lacres de alumínio. Em média, são arrecadados cerca de 30 quilos de lacre por ano, que são destinados a instituições ou campanhas específicas voltadas a crianças que necessitam de equipamentos ortopédicos ou medicamentos de alto custo.
Como medida de integração com a comunidade, a Colorgraf realiza, anualmente, uma campanha de agasalho. Em 2024, a mobilização arrecadou cerca de 5 mil itens, incluindo roupas de cama, cobertores/mantas, toalhas, roupas em geral, calçados, kits de higiene e limpeza, colchões, água e cestas básicas. As doações beneficiaram diversas instituições e comunidades, como lares de idosos de Novo Hamburgo; Igreja no Morro do Paula, em São Leopoldo/RS; e uma universidade de São Leopoldo que estava acolhendo pessoas desabrigadas.
Ações de arrecadação e integração com a comunidade.
Redução de custos
Além de ajudar na preservação ambiental e no desenvolvimento social da comunidade em que está inserida, a Colorfraf reporta redução de custos significativa por meio das práticas sustentáveis adotadas. Um exemplo é a instalação de placas fotovoltaicas, que vem gerando uma economia considerável na conta de energia elétrica. Além disso, a substituição dos fornos de secagem utilizados na serigrafia por equipamentos com tecnologia de energia limpa também tem contribuído para essa redução. Esses são apenas alguns exemplos de como as ações ESG, além de ambientalmente responsáveis, também são economicamente vantajosas.
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