Passalacqua: consciência ambiental e social
- Origem Sustentável
- 16 de set.
- 4 min de leitura

A Passalacqua, indústria de espumas e dublados para o setor calçadista, tem na sustentabilidade ambiental e social um pilar importante do seu negócio. Certificada no nível Prata do Origem Sustentável (mais de 40% dos indicadores atingidos), a empresa, sediada em Ribeirão Preto/SP, está em evolução constante em sinergia com os pilares ESG. Presente desde a fundação da empresa, há 35 anos, a sustentabilidade é ilustrada pela gestão consciente de sobras de materiais, eficiência no uso de recursos hídricos por meio da captação de água da chuva, embalagens com 100% de material reciclado e forte ação social.
A empresa, que trabalha para divulgar seu primeiro Relatório de Sustentabilidade no próximo ano, reporta avanço na economia circular por meio do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), com o reaproveitamento de retalhos de espumas e tecidos no setor de flocagem, que a permite reintroduzir esse material na produção, desviando toneladas de resíduos de aterros. A destinação da borra de processo produtivo da espumação para a fabricação de tijolos é outro exemplo de valorização de 100% de um resíduo, transformando o que seria descarte em material para a Construção Civil. Conforme a empresa, em 2024 foram recicladas ou enviadas para reprocessamento mais de 180 toneladas de papelão, plásticos, metais e aparas de tecidos e espumas. Já a borra, destinada para a Construção Civil, contabilizou 48 toneladas.

Reaproveitamento de água
Atualmente, a Passalacqua conta com dois pontos de captação de água pluvial. Localizados nos pátios externos da empresa. Os ralos possuem um sistema de drenagem para armazenamento em cisternas. Essa água tem seu uso destinado para a lavagem do chão da sede.
Cisternas ficam localizada abaixo do piso dos pátios da empresa
Outro ponto importante relatado pela empresa é o uso de embalagens produzidos a partir de materiais recicláveis, que hoje respondem por mais de 14% do total utilizado.
Social
Na Passalacqua, a força da inclusão e o poder das pessoas são pilares inegociáveis. Além de fomentar um ambiente diverso e inclusivo através de uma Política de Diversidade, Equidade e Inclusão e da integração de jovens aprendizes, a empresa estende a prática para a comunidade.
Entre os destaques no pilar, está a realização de um projeto em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na Semana Mundial do Sono, levando conhecimento valioso. Realizado no dia 20 de março de 2025, este foi o segundo ano consecutivo em que a Passalacqua realiza essa iniciativa, que se tornou um evento anual de grande relevância. O encontro, 100% gratuito e aberto à comunidade local, reuniu um público de mais de 100 pessoas, incluindo alunos da Escola Senai, colaboradores da empresa e membros da comunidade. O evento foi estruturado em um formato de palestras dinâmicas, cada uma conduzida por um profissional renomado em sua área de atuação. A programação contou com neurologistas, médicos do sono, fisioterapeutas, psicólogos e pediatras.

Casinha Azul
Um exemplo marcante também é a parceria com a Associação Beneficente Integração à Vida, mais conhecida como Casinha Azul, que funciona em Ribeirão Preto. Compreendendo a importância de um sono reparador para o desenvolvimento e bem-estar, a Passalacqua implementou um programa de logística reversa/descarte de colchões usados. Quando um cliente adquire um novo colchão, o item antigo é coletado na entrega e destinado à Casinha Azul, instituição que atende 128 crianças e adolescentes e que dedica-se a promover o protagonismo e o empoderamento desse público por meio de atividades socioeducativas. Somente entre 2024 e 2025 (até julho), foram doados cerca de 100 colchões.

A Passalacqua apoia, ainda, a Copa Educa Judô, que acontece anualmente nos municípios de Ribeirão Preto, São Simão, Olímpia e Cajuru. No ano passado, foram envolvidos mais de 1,5 mil jovens na iniciativa. Outras medidas apoiadas são o Teatro Bendita La Mambembe, que leva teatro para comunidades carentes onde não existem teatros. No ano passado, foram mais de 1,6 mil espectadores em Ribeirão Preto e Ubarana. Ainda na área cultural, a empresa apoia a realização do projeto De Palma em Palma, que promove espetáculos circenses em Marília.
A dança é outro projeto potente para tirar crianças e jovens de situações de vulnerabilidade. Neste contexto, a Passalacqua apoia os projetos Educa Ballet, que no ano passado concedeu aulas para mais de 50 crianças de Ribeirão Preto, e Filhos da Dança, que com o mesmo intuito aconteceu em Leme e Itatiba no ano passado reunindo mais de 100 crianças.
Governança
Com ética, transparência e inovação, a empresa mantém uma governança sólida e comprometida. O sistema de gestão implementado assegura a conformidade com todas as leis e regulamentos, com um foco constante em Conformidade Regulatória & Compliance. Essa estrutura de governança robusta não apenas garante a integridade das operações, mas também permite estabelecer parcerias estratégicas.
Neste contexto, a empresa preza por fornecedores de insumos sustentáveis, realiza treinamentos com funcionários e clientes e promove auditorias internas mensais.
“Cereja do bolo”
A “cereja do bolo” de todo o compromisso da Passalacqua com sustentabilidade é a linha Biotechx, que utiliza Bio Óleo (matéria-prima de fonte renovável) e reduz significativamente a dependência de recursos fósseis. Nesta linha, destaque também para a redução da utilização de produtos químicos agressivos.

Comentários