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  • Foto do escritorWaldick Jatobá

Design Sustentável

Quando se fala em Design Sustentável, a primeira coisa que nos vem à cabeça é com relação à embalagem. Hoje a preocupação, quando se cria uma embalagem, não é apenas estética, mas também e principalmente com seu descarte, como ele vai impactar o meio ambiente. De onde vem o material usado para produzir essa embalagem e para onde vai, quando descartado, se será reutilizado ou reciclado. A preocupação estende-se a toda a cadeia produtiva. Empresas devem aplicar conceitos do design para melhorar sua performance e criar valor em todo o ciclo de vida dos seus produtos e serviços. Um número cada vez maior de empresas passa a entender que este campo do conhecimento pode ser bastante útil também no desenho de processos, na construção da experiência do usuário e nas questões ligadas à sustentabilidade.


O Design Sustentável busca desenhar produtos e serviços que estejam em sintonia com as questões ambientais e ecológicas, não apenas durante a sua produção e consumo, mas também na sua reciclagem ou na reutilização. Pensar em Design Sustentável significa desenvolver produtos que sejam “verdes” em todo o seu ciclo de vida. Esta é uma tendência que se fortalecerá nos próximos anos, pois o novo consumidor está cada vez menos tolerante com as marcas que não se mostram sustentáveis em toda a sua cadeia produtiva. Com a maior velocidade nos lançamentos de produtos, o ciclo de vida útil de cada item disponibilizado no mercado é cada vez menor. Isso gera um problema quando o consumidor se desfaz do material que adquiriu para comprar um modelo mais recente. Uma das tendências é que os próprios consumidores exigirão uma solução das marcas para os problemas gerados pelo consumo desenfreado.


Nesse tempo que exige reciclagem e reaproveitamento, quase tudo que é reconhecido hoje como lixo pode ser reutilizado como matéria-prima para fabricar novos produtos, reduzindo resíduos que seriam lançados na natureza. Hoje, o Design não é mais apenas uma questão de como criar soluções voltadas para a sociedade, e sim, um processo de criação feito em conjunto com a sociedade. O desafio das marcas está na criação de produtos e serviços que minimizem o impacto ambiental, reduzam o uso de recursos não-renováveis e melhorem a vida das pessoas. Não é por acaso que o design thinking está sendo ensinado nas principais escolas de negócios do Brasil e do mundo. Hoje as marcas estão descobrindo que pensar em Design significa também reduzir custos. E as empresas que construírem cadeias produtivas sustentáveis terão a simpatia dos consumidores. Da mesma forma que na natureza, as marcas de sucesso no futuro serão aquelas que conseguirem gerar valor para todas as partes.



Waldick Jatobá

Curador de Design Contemporânea e Arte, Fundador e diretor artístico do Mercado Arte Design, diretor-executivo do Instituto Bardi e diretor do Instituto Campana


Conteúdos Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil

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