top of page
  • Foto do escritorOrigem Sustentável

Grupo Ramarim : sustentabilidade em todos os pilares


Fundado em 1962, grupo Ramarim é um dos mais tradicionais do Brasil

O grupo Ramarim, de Nova Hartz/RS, é mais um dos exemplos de sustentabilidade da cadeia calçadista brasileira. Fundada em 1962, é uma das mais tradicionais indústrias do país e sempre teve na sustentabilidade um pilar fundamental de sua atuação. No final de 2022, a empresa recebeu o reconhecimento de todo o seu trabalho em prol da sustentabilidade, não somente ambiental, mas também social, econômica e cultural. Isso porque o grupo recebeu a cobiçada certificação Diamante (a mais elevada) do Origem Sustentável, única certificação de ESG e sustentabilidade voltada para empresas da cadeia produtiva do calçado no mundo.


No pilar ambiental, a empresa criou um Comitê de ESG, com profissionais multidisciplinares que trabalham alternativas sustentáveis para o seu processo produtivo. Um dos destaques do grupo é a destinação de 100% dos resíduos do processo produtivo para reciclagem ou reaproveitamento - 52% dos resíduos são transformados em energia e 48% são reciclados ou reaproveitados de alguma forma no processo fabril, sendo transformados em novos componentes para calçados (palmilhas, contrafortes, couraças, saltos e solados), sejam eles de couro ou material sintético. Além disso, neste contexto, a empresa também passou a reciclar solventes e tintas, reduzindo em quase 60% o consumo desses produtos nas unidades produtivas.


Recursos naturais

A relação com os recursos naturais também é um destaque importante da cultura Ramarim, que realiza um monitoramento constante da vazão da água consumida, com o objetivo de diminuir e otimizar o seu uso. Desta forma, a empresa substituiu todas as torneiras dos banheiros do setor de produção para modelos com fechamento automático e substituiu as descargas convencionais por outras com menor capacidade.

Empresa trocou todas as torneiras convencionais para fechamento automático

A energia elétrica, como não poderia ser diferente, demanda grande consumo pela empresa, que em 2021 produziu mais de 7 milhões de pares de calçados em suas quatro unidades. Diante disso, o grupo passou a comprar 100% da energia do Ambiente de Contratação Livre (ACL), proveniente de fontes renováveis - proporcionando a redução de emissão de quase 580 toneladas de gás carbônico anual.



Grupo passou a comprar 100% da energia elétrica do Ambiente de Contratação Livre (ACL)

Mesmo com uso de fonte renovável, a ordem é não gastar mais do que o necessário e por isso, no ano passado, a empresa substituiu 99% de suas lâmpadas convencionais para LED, reduzindo assim 80% do consumo com luz.


Outro fator que contribuiu diretamente para a redução do consumo de energia por par produzido, a partir de 2020, foi o investimento em três máquinas de corte automático – corte de cabedais e contraforte – proporcionando o aumento da produtividade e reduzindo significativamente a utilização de matéria-prima.


Em 2020, empresa investiu em três máquinas de corte automático, proporcionando o aumento da produtividade e reduzindo a utilização de matéria-prima

Social

Visando à qualificação da mão de obra da empresa, o grupo proporciona, periodicamente, capacitações e treinamentos de seus funcionários. Nesse contexto, a empresa atua junto ao Programa Jovem Aprendiz, em parceria com o Sistema SENAI/FIERGS. No ano de 2021, conforme o Relatório de Sustentabilidade do grupo, em uma turma de 125 alunos, 50 foram contratados como jovens aprendizes, um aproveitamento de 40% de talentos. Para garantir o bem-estar dos colaboradores, a Ramarim também mantém refeitório, oferece consultas médicas e odontológicas, convênio com laboratórios e farmácias, cursos de inglês, entre outros benefícios. Para a comunidade em que está inserida, a empresa possui forte atuação junto ao Lions Clube, realizando doações ao Hospital de Sapiranga, a escolas e a igrejas, fortalecendo seu compromisso social.



Grupo treina e capacita mão de obra, gerando oportunidades para dezenas de jovens todos os anos

Econômica

Todas as medidas adotadas, conforme a empresa, também trouxeram sustentabilidade econômica. Em 2021, foram economizados mais de R$ 20 milhões em ações que remetem a boas práticas ambientais.


O Grupo Ramarim conta com quatro unidades fabris no Brasil - duas localizadas no Rio Grande do Sul (Nova Hartz e Sapiranga) e duas na Bahia (ambas em Jequié) que empregam, diretamente, 6,2 mil pessoas. Além disso, a empresa conta com duas lojas próprias no Brasil e seis flagships no exterior (Guatemala, Chile, Ilhas Reunião e Kuwait). Atualmente, exporta parte de sua produção, de mais de 50 mil pares diários, para 60 países ao redor do globo.


Conscientização

O diretor de inovação e tecnologia da empresa, Rodrigo de Oliveira, afirma que o Origem Sustentável deu uma nova visão ao grupo e possibilitou que os colaboradores enxergassem a gestão e a sustentabilidade como um todo. “Esclarecer a população sobre a importância da sustentabilidade traz muitos benefícios diretos e indiretos, como controle do clima, da poluição, a manutenção e surgimento de braços d’água, nascentes, lagos, importantíssimos para o abastecimento de muitas cidades. Além disso, fizemos uma série de transformações internas. Iniciativas que geram impacto positivo ao meio ambiente e à sociedade”, explica. Segundo ele, a certificação auxilia na organização e entendimento de diversos aspectos que envolvem o crescimento sustentável de uma empresa, como econômicos, ambientais, culturais e sociais. “Além da imagem para o mercado, os principais ganhos com a certificação passam pela organização das informações ESG e entrosamento com nossos stakeholders, tendo maior assertividade em ações internas e externas com colaboradores, fornecedores, clientes, comunidade e consumidores”, conclui.


Próximos passos

Oliveira adianta que a sustentabilidade, para a Ramarim, é um processo contínuo, uma jornada. Por isso, a empresa segue focada em ações direcionadas à redução da geração de resíduos, bem como na neutralização das emissões de carbono, a fim de reduzir os impactos ambientais. Na área social, o grupo segue com treinamentos e conscientização de todos seus stakeholders sobre a importância da sustentabilidade.

Conteúdos Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil

CONTEÚDOS

bottom of page