Ambiente Verde: um negócio sustentável por natureza
- Origem Sustentável
- 30 de abr.
- 3 min de leitura

Localizada em Taquara/RS, a Ambiente Verde faz do seu negócio um exemplo de economia circular e sustentabilidade. Criada em 2011, a empresa tem como carro-chefe o Ambiplast, um material patenteado produzido a partir de resíduos da indústria de calçados, de móveis, de pet e até da construção civil que dá origem a palmilhas, termomoldados, embalagens, brindes, revestimentos, produtos para pet, entre outros. Atualmente, a Ambiente Verde é certificada no nível máximo do Origem Sustentável, o Diamante.
Recentemente a Ambiente Verde ampliou sua capacidade produtiva, possibilitando utilizar mais de 960 toneladas de resíduos e produzindo mais de 468 mil metros quadrados de laminados sintéticos por mês para abastecer, principalmente, as indústrias de calçados. Os resíduos reaproveitados são doados pelas próprias empresas produtoras do setor e, em sua maioria, são plásticos como PE (polietileno), PS (poliestireno), EVA, PET, PU (poliuretano) e BOPP (polipropileno biorientado), além de tecidos naturais e sintéticos. Esses materiais, antes descartados, passam por processos que permitem seu reaproveitamento em novos ciclos produtivos, contribuindo para a economia circular.
Resíduos da indústria calçadista são acondicionados para posterior utilização no desenvolvimento de novos produtos.
Além das palmilhas, a empresa segue fabricando outros componentes para calçados, embalagens, expositores e displays, com perspectivas positivas de expansão ano após ano.
A produção mensal da Ambiente Verde é de cerca de 4,8 milhões de pares de palmilhas e mais de 468 mil metros quadrados de laminados sintéticos.
Dados fornecidos pela empresa apontam que o negócio impacta de forma significativa. São mais de 14,6 mil toneladas de gases de efeito estufa não jogados na atmosfera, 11,4 milhões de litros de petróleo não utilizados e 4,3 milhões de litros de água economizados todos os anos.
No aspecto ambiental, a empresa realiza, ainda, a captação da água da chuva por meio de calhas coletoras. Essa água é armazenada em caixas d’água e destinada ao uso em atividades que não exigem água potável, contribuindo significativamente para a redução do consumo de recursos hídricos. Complementarmente, a sede conta com descargas de duplo acionamento, que permitem o controle do fluxo de água e tornam o uso mais eficiente. Conforme a Ambiente Verde, desde maio de 2024, quando foram instaladas as cisternas, foram economizados mais de 18,4 mil metros cúbicos de água.

Já com relação à energia elétrica, a Ambiente Verde utiliza energia de fontes renováveis por meio da compra no Mercado Livre de Energia, garantindo que ela provenha de fontes eólicas, solares, de biomassa, e de pequenas centrais hidrelétricas (PCH e CGH).
Social
Além de integrar a sustentabilidade ao seu modelo de negócio, a Ambiente Verde também desenvolve uma série de ações internas e externas voltadas ao bem-estar social e ao apoio cultural. Na esfera social, a empresa investe no bem-estar dos seus colaboradores por meio de diversos benefícios, como a oferta de cestas básicas, refeitório próprio, transporte para deslocamento e um cartão assiduidade no valor de R$ 200,00, concedido aos funcionários que cumprem integralmente a carga horária mensal.

A empresa também busca fomentar a sustentabilidade em sua dimensão cultural, apoiando e patrocinando iniciativas e eventos públicos voltados à valorização da cultura local e à conscientização socioambiental.
Conheça os projetos patrocinados e apoiados :
APAE/Escolas/Liga Feminina de combate ao Câncer
Transformando tampinhas de garrafa PET em Caixas Coletoras, revertendo a renda para a APAE. No ano passado, foram doados mais de 3,5 mil quilos de tampinhas.
Projeto com a Prefeitura de Igrejinha/RS
Equipar e qualificar a cooperativa COOPERLAR;
Elevar o índice de reciclagem e reaproveitamento dos resíduos plásticos da coleta seletiva urbana dos atuais 18% para 61%;
Patrocínio Oktoberfest Igrejinha/RS
Fornecimento de materiais de comunicação visual e os coletores de copos para o evento;
Reciclagem de mais de 500 mil copos plásticos por edição, os transformando em novos produtos que são doados para entidades e escolas da região.
Sustentabilidade econômica
Em constante crescimento, a empresa gaúcha se destaca também pelo aumento no seu faturamento. Desde 2020, o crescimento acumulado foi de 45% (10% entre 2020 e 2021; 12% entre 2021 e 2022; 11% entre 2022 e 2023; e 12% entre 2023 e 2024.
Próximos passos
Ciente de que a sustentabilidade é uma jornada que tem início, mas não tem fim, a Ambiente Verde projeta seguir investindo melhorias de suas práticas ESG. Entre os projetos em curso ou em fase de implementação, destacam-se:

Comments