top of page
  • Foto do escritorOrigem Sustentável

Liderar, também é coisa de mulher!

Estamos vivendo uma transformação na sociedade, na qual aquele arquétipo de mulheres que só poderiam ficar em casa cuidando dos filhos já não vem mais sendo aceito pelo público feminino.


De acordo com uma pesquisa realizada na última edição da International Business report (IBR) Womem in Business 2019, no Brasil, o percentual de empresas com pelo menos uma mulher em cargos de liderança foi de 93%, sendo uma evolução em relação aos 61% registrados em 2018.


Já a Grant Thornton revela que mulheres ocupam 38% dos cargos de liderança no Brasil, 5% a mais que em 2021. O Brasil está em quarto lugar, abaixo da África do Sul com 42%, Turquia e Malásia com 40% e Filipinas 39%. Já o percentual de CEOs mulheres representa 35%, contra a média de 24% no mundo.


Se olharmos somente as grandes empresas brasileiras, esse percentual despenca para apenas 3,5%, o que nos mostra que existem ainda muitas oportunidades. A pandemia, certamente, impulsionou a ascensão das mulheres no mercado de trabalho. Os desafios enfrentados pela economia, alto índice de desemprego estimulou que as mulheres fossem ao mercado de trabalho iniciar suas carreiras e é interessante observar que 81% das empresas já estão criando um ambiente mais inclusivo para as mulheres.


Como um exemplo prático na Piccadilly, empresa onde atuo como vice-presidente e diretora de desenvolvimento de produto, criamos uma sala de aleitamento em cada uma das unidades, que proporciona um momento especial das mães para a retirada do leite materno.


Outra curiosidade importante na Piccadilly é o fato de três mulheres estarem em posições de liderança estratégicas nos cargos de CEO, CPO e CFO, sendo 50% dos cargos de diretoria ocupados por mulheres.


Atualmente, 61% do nosso quadro de colaboradores é ocupado por mulheres, sendo 35% em cargos de liderança. Nesse sentido estamos com uma série de iniciativas para encorajar e desenvolver mulheres que queiram ocupar cargos de lideranças.


Ter cargos tão importantes ocupados por mulheres comprovam a nossa verdade e o nosso propósito como empresa, que é encorajar a mulher na sua caminhada.


Sabemos que o cenário atual e as mudanças na forma de trabalhar com flexibilidade, propicia ambientes mais amigáveis e interessantes para as mulheres que além de profissionais, exercem muitos outros papéis.


Acreditamos na diversidade, porque entendemos que homens e mulheres são diferentes, mas totalmente complementares.


O olhar mais emocional e humano das mulheres aliado ao olhar mais prático e racional dos homens é a combinação perfeita para superar cenários adversos.


Entendo que a humanidade está caminhando nesse momento para um ambiente mais amigável e inclusivo para as mulheres, onde o mercado vem reconhecendo o seu real valor e potencial.


Quando as mulheres avançam, a humanidade avança!





Ana Carolina Grings

VP e Diretora de Produto da Piccadilly Company


Conteúdos Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil

CONTEÚDOS

bottom of page