A Cofrag, indústria que traz em seu portfólio materiais têxteis, espumas em poliuretano, termoformagem, extrusão de termoplástico e dublagens, vem tecendo a sustentabilidade na cadeia produtiva do calçado desde sua fundação, em 1988. A empresa tem suas seis unidades no Rio Grande do Sul (3), Bahia, Ceará e São Paulo certificadas pelo programa Origem Sustentável no nível Ouro (mais de 60% dos indicadores atingidos).
Entre seus destaques, a empresa reporta uma movimentação de 800 toneladas de resíduos sólidos aptos para reprocessamento nos últimos 18 meses – mais de 210 toneladas de aparas de componentes estruturais de calçados (contrafortes, couraças e palmilhas de montagem); 130 toneladas de aparas de elastômeros provenientes de solados; 60 toneladas de aparas de espumas dubladas com tecidos; e 20 toneladas de aparas de tecidos e sintéticos diversos. Após a separação, esses materiais são transformados em componentes – palmilhas, contrafortes, couraças etc -, por meio de tecnologia para a combinação das características físico-químicas de cada tipo de resíduo. Com os trabalhos de coleta, triagem e logística desses resíduos, no Rio Grande do Sul o grupo tem como parceiros micro e pequenas empresas nas cidades de Lindolfo Collor, Campo Bom, Novo Hamburgo e Sapiranga, gerando emprego e renda para mais de 50 famílias locais.
Novos produtos
Por meio dos resíduos separados, são criados produtos como a palmilha Scraptech, desenvolvida com espumas de poliuretano combinadas com substratos têxteis especiais provenientes, entre outros, de fibras de reciclagem de garrafas PET e de resíduos da indústria do vestuário. Conforme reportado pela empresa, nos últimos 18 meses o grupo processou mais de 1,2 milhão de pares de palmilhas com a tecnologia.
De acordo com a Cofrag, em um ano e meio foram recicladas mais de 7 milhões de garrafas no processo, abastecendo a indústria nacional com mais de 900 mil metros quadrados de tecidos com o fio reciclado.
Outro produto que vem ganhando destaque no mercado são as placas Martex, geradas a partir da mistura de resíduos com adição de EVA. O produto é utilizado no desenvolvimento de solas de palmilhas e contrafortes, oferecendo resistência aos produtos e benefícios ao meio ambiente.
E não para por aí, a empresa produz também espuma constituída com parte de sua formulação com poliol biodegradável proveniente de óleos vegetais e garrafas PET recicladas.
Recursos naturais
A Cofrag, além dos materiais reciclados para abastecimento do setor, tem grande preocupação com o uso dos recursos naturais, investindo em medidas de reaproveitamento de água e energia renovável. A água é reaproveitada do próprio processo produtivo após a utilização na tinturaria. Todas as unidades produtivas possuem Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs).
Já a energia elétrica é 100% proveniente de fontes renováveis, adquiridas no Mercado Livre de Energia ou da forma fotovoltaica e por meio de gás natural.
Social
Continuamente, a Cofrag promove ações voltadas à saúde e bem-estar dos seus mais de 900 colaboradores. São iniciativas como acompanhamento médico e nutricional, consultas odontológicas realizadas dentro das unidades, ginástica laboral e atividades esportivas, acompanhamento psicossocial, entre outras.
Além disso, no decorrer do ano a empresa realiza confraternizações no Dia do Trabalho, aniversário da empresa, Dia das Crianças, São João e Final de ano, entre outras.
A empresa
Com unidades nas cidades de Sapiranga/RS, São Leopoldo/RS, Santo Antônio de Jesus/BA, Cascavel/CE e Franco da Rocha/SP, a Cofrag atende todas as grandes marcas calçadistas nacionais com o fornecimento de tecidos, espumas, dublagens palmilhas, contrafortes e couraças. Além do abastecimento do mercado doméstico, a Cofrag atua em mercados nas Américas.
Comments