Com mais de 60 anos, a Killing S.A Tintas e Adesivos é uma tradicional empresa no setor calçadista, tendo unidades na Bahia, Argentina e México, e com destaque para a marca Kisafix, adesivos que unem qualidade e sustentabilidade. Atualmente a empresa participa do programa Origem Sustentável através da certificação de uma de suas unidades, a matriz localizada na cidade de Novo Hamburgo/RS. A unidade é certificada pelo programa no seu nível máximo, o Diamante (mais de 80% dos indicadores atingidos) e demonstra ativamente sua preocupação com os pilares ESG.
No pilar ambiental, Killing S.A destaca ações relacionadas à pegada de carbono da energia elétrica consumida e ao desenvolvimento e implementação de soluções que visam reduzir o impacto das operações dos clientes. O tema energia elétrica é um dos aspectos de maior relevância mundial em termos de combate às mudanças climáticas, visto a elevada dependência global de combustível fóssil para esse fim. Neste contexto, desde 2016, a unidade matriz da Killing reporta que é 100% abastecida de energia elétrica proveniente do Mercado Livre, totalmente oriunda de fontes renováveis. Já entre 2019 e 2023, foram deixadas de ser emitidas 993 toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e). No ano passado, a empresa também distribuiu 350 mudas de árvores nativas para os colaboradores plantarem em suas casas.
O uso de água, o cuidado com a geração de efluentes e a correta destinação de resíduos são outros destaques da empresa. Neste aspecto, a área de ESG da Killing monitora mensalmente indicadores relacionados à sustentabilidade e, com estes dados, consegue mapear e atuar em melhorias. Entre as melhorias já alcançadas, está a eficiência energética por meio da iluminação LED em toda a fábrica, a gestão de resíduos com a venda destes - plástico, papel, papelão, sucatas diversas, madeiras, misturas de óleos lubrificantes, entre outros - no mercado, o uso de empilhadeiras elétricas na produção, o incentivo do abastecimento com etanol em sua frota própria, entre outras iniciativas.
Social
No pilar social, a empresa lista o reconhecimento como “Melhores Empresas para Trabalhar/GPTW” pelo terceiro ano consecutivo, em 2024, e a já tradicional ação Meio Frango Simplesmente Juntos. Além da certificação GPTW, a Pesquisa de Clima Organizacional, realizada internamente todos os anos, indica alto grau de satisfação entre seus colaboradores. Em 2023, a pesquisa de clima indicou índice de satisfação geral de 82%.
Já a ação social Meio Frango Simplesmente Juntos revigora o espírito de solidariedade humana. Em 2017, a comemoração do aniversário da empresa, que era realizado internamente com os funcionários, foi para junto da comunidade local em Novo Hamburgo. Em uma verdadeira corrente do bem, a ação uniu colaboradores e voluntários para o preparo, venda e distribuição de kits de meio frango, salada e pão, com arrecadação totalmente destinada a entidades carentes da região de Novo Hamburgo. Desde 2017, foram arrecadados mais de R$ 240 mil - em função da pandemia de Covid não ocorreram edições em 2020, 2021 e 2022.
Ainda na área social, a Killing reporta também, através de instituições, a doação de tintas para pintura de escolas, museus e outros espaços públicos. Em 2024, por exemplo , a empresa viabilizou, juntamente com parceiros, a maior doação de sua história. No total, foram mais de 65 mil litros de tintas premium doadas exclusivamente para ajudar na reconstrução de escolas e hospitais que se cadastraram junto à rede de clientes varejistas nas próprias comunidades necessitadas. Esse volume de tinta foi - e está sendo - capaz de pintar cerca de 400 mil metros de área construída.
Cultural
No pilar cultural, a Killing é destaque por fortalecer a cultura sapateira do Brasil. As soluções Killing, associadas ao conhecimento manufatureiro promovido pela herança cultural, favorecem que o Brasil siga sendo reconhecido como polo produtor de qualidade e viabilize a permanência desse legado ao povo brasileiro. Nesta seara, destacam-se as ações voltadas à comemoração do Dia do Sapateiro, em 25 de outubro.
Ainda no aspecto cultural, a Killing faz uso do seu negócio de tintas para - literalmente - colorir a vida da comunidade que a rodeia, como forma de expressão da cultura por uma cidade mais bonita e alegre. O projeto Estação das Cores propõe a transformação da paisagem urbana de Novo Hamburgo com a revitalização dos pilares do Trensurb que cruzam a cidade. Na sua primeira edição, em 2019, os pilares cinzas do Trensurb em frente à unidade Matriz da Killing ganharam cores por meio da arte do designer e artista visual Bruno Schilling. Já os canteiros do local também ganharam projetos paisagísticos, completando a transformação. A sequência de 13 pilares coloridos virou atração na cidade e venceu o prêmio CAU RS 2020 / categoria Iniciativa Privada, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul. Já em 2022, o projeto foi ampliado para mais sete pilares. O movimento inspirou outras empresas a replicarem a ação e atualmente já são mais de 90 os pilares adotados pela iniciativa privada embaixo dos trilhos.
Produto
Em termos de soluções desenvolvidas para atender o mercado calçadista, destaque para a linha de produtos ECOTECH. Se trata de um portfólio completo de limpadores, primers e adesivos, construído ao longo de mais de 20 anos de desenvolvimento da equipe interna da empresa, passo a passo, para atender as demandas e superar as exigências crescentes do mercado, entre elas a substituição de adesivos base solvente por base água, a redução de substâncias prejudiciais à saúde e meio ambiente, a redução de compostos orgânicos voláteis (VOC) - substâncias químicas que se transformam em gás ao entrar em contato com a atmosfera -, e o uso de derivados de petróleo, entre outros pontos.
No total, a Killing lista mais de 30 produtos que, aplicados em conjunto, atendem todas as etapas de construção de calçados, inclusive esportivos. Conforme a empresa, a linha de soluções ECOTECH viabiliza a redução de 95% de emanação de VOC de linhas de colagem de calçados. Considerando uma linha de produção de 3 mil pares por dia, segundo a empresa, essa diferença corresponde ao não consumo e não volatilização de 7,3 toneladas de solvente por mês - mais de 80 toneladas de solvente não jogados na atmosfera por ano. Além disso, muitos materiais contam com componentes derivados de biomassa, colaborando ainda mais para a minimização de consumo de materiais de origem fóssil.
Comitê
Nada disso seria possível sem a criação, em 2019, do Comitê de Sustentabilidade da Killing. A iniciativa agrupa várias atividades na área de ESG e tem o objetivo de planejar e executar a gestão da sustentabilidade de forma ampla. Seu escopo inclui levantamento e priorização dos impactos, avaliação dos tópicos materiais, definição e monitoramento dos objetivos estratégicos e seus indicadores, levantamento e comunicação de preocupações cruciais, como mitigação e reparação de impactos negativos. O Comitê é composto por representantes das áreas da Direção, RH, SESMT, Jurídico, Qualidade, Suprimentos, Marketing, Comercial, Engenharia Industrial, Novos Negócios e por uma consultoria externa.
A empresa
Somando os segmentos de tintas e de adesivos, a Killing produz mais de 40 milhões de litros/ano de produtos desenvolvidos para aplicações diversas, incluindo soluções para necessidades profissionais/industriais ou para o varejo/consumidor final. Mantém investimentos em pesquisa e tecnologia para gerar inovação de impacto em seus segmentos de atuação e em benefício aos clientes, além de se dedicar a processos responsáveis na esfera ambiental. Somando todas as unidades, a empresa emprega cerca de 500 colaboradores e possui um faturamento anual de mais de R$ 750 milhões.
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