top of page
  • Foto do escritorOrigem Sustentável

Pampili: amiga do meio ambiente e das pessoas


Empresa recebeu nível Ouro na certificação Origem Sustentável

A Pampili, tradicional indústria de calçados de Birigui/SP, se soma às mais de 90 empresas em processo de certificação ou já certificadas pelo Origem Sustentável. No nível Ouro, e almejando o Diamante em breve, a empresa enxerga na certificação a oportunidade de, além de cuidar do meio ambiente e das pessoas, ter vantagens em imagem em um mercado altamente competitivo.


Sempre preocupada em ser “amiga da natureza”, como se posiciona perante seus stakeholders, a Pampili tem entre seus destaques o projeto Eco Amigável. Trata-se de uma linha de calçados infantis produzidos com percentual considerável de materiais reciclados. As aparas de contraforte e retalhos de solas (galhos) geradas nos processos da produção, por exemplo, são separadas e vendidas para o fornecedor de matéria-prima, que retorna o produto para a empresa em forma de componente para o desenvolvimento dos calçados. Com isso, além do ganho ambiental, a Pampili consegue reduzir custos por meio do abatimento nos valores das compras.


Pampili retorna sobras para o processo produtivo

Já o PVC microexpandido utilizado pela empresa no desenvolvimento dos seus produtos é 100% isento de metais pesados e ftalatos (substância química prejudicial à saúde humana e dos animais). Além disso, dentro da própria composição de PVC, algumas matérias primas são derivadas de produtos vegetais, o que torna o produto ainda mais sustentável.


Produtos reciclados geram redução de custos na produção

Outro ponto importante, é a utilização de energia proveniente de fontes de usina solar, eólica, biomassa, centrais hidrelétricas (CGH), pequenas centrais hidrelétricas (PCH) e de outras fontes renováveis.



Social

Na área social, a Pampili se destaca ainda mais. Visando instigar a cidadania e a conscientização ambiental e social já nas crianças, a empresa mantém o Instituto Terra do Rosa. Conforme a empresa, o instituto representa a forma como a marca materializa seu grande propósito de transformar o mundo em um lugar melhor.


Com mais de 1,8 mil colaboradores, empresa possui forte trabalho social

No total, a iniciativa abrange cinco projetos. O Semente do Futuro tem o objetivo de apoiar a educação dos filhos dos colaboradores, zelando pela sua autoestima e formação da cidadania, contribuindo para formação de pessoas do bem. Já o Florescer e o Aprendiz Pampili vão no mesmo sentido, de contribuir na formação de cidadãos como agentes de transformação, despertando e cultivando habilidades e talentos que apoiam seu desenvolvimento por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que cede profissionais para aulas técnicas e cursos profissionalizantes.



Projeto em parceria com o SENAI atende filhos de colaboradores

Visando trazer aos pais a conscientização de que um mundo melhor começa em casa, a Pampili organiza a Roda de Pais, encontro realizado entre colaboradores que são pais que promove a troca e ampliação de conhecimentos, desenvolvendo formas de superar desafios e de cultivar relacionamentos familiares saudáveis.


Outro pilar importante do Instituto do Rosa é o Sopradores de Alegria, projeto que transforma momentos com muito amor, carinho e cuidado com voluntários capacitados para levar diversão em ambientes hospitalares, caracterizados de palhaços.


Fornecedores

Como é sabido, para a empresa ter uma produção sustentável é preciso estar em sinergia com os seus fornecedores de matérias-primas. Desta forma, a empresa frisa que seleciona seus fornecedores considerando pilares como inovação, sustentabilidade, qualidade , tecnologia e valor agregado, bem como também relações humanizadas e que acreditam e vivenciam valores virtuosos em conexão com o propósito da Pampili. Além do cuidado na seleção dos seus parceiros, a empresa realiza auditorias periódicas, bem como orientação e conscientização da sua cadeia de fornecedores.


Reconhecimento



Reconhecimento foi entregue em abril/23 com presença da equipe da empresa e direção da Abicalçados

A CEO da empresa, Maria Mestriner Colli, ressalta que a Pampili tem na sua essência o compromisso de cuidar, desenvolver e elevar a consciência na evolução de seus stakeholders, na construção de um futuro melhor e mais sustentável.”As pessoas são o alicerce do nosso negócio. Somos movidos por um propósito verdadeiro, engajador e inclusivo. Transformar o mundo em um lugar melhor para ser menina, que desperta nas pessoas um desejo de contribuição e retribuição”, comenta a empresária, destacando que as criações e as vendas são promovidas com o foco em gerar o menor impacto socioambiental possível.


Para Maria, o reconhecimento do Origem Sustentável é importante, principalmente porque reforça a imagem da empresa diante de seus consumidores. “A certificação é um reconhecimento do nosso compromisso com a gestão sustentável, temos em nossa essência o compromisso de cuidar, desenvolver e elevar a consciência para a construção de um futuro melhor. Todas as ações dentro da Pampili são pensadas para promover a sustentabilidade, tanto ambiental quanto social”, avalia.


Em breve, segundo a CEO, o objetivo é avançar ainda mais na certificação, chegando ao seu nível máximo, o Diamante. “Estamos trabalhando com foco em consolidar nossa Política de Sustentabilidade para toda a nação Pampili - empresa e seus stakeholders. Também realizaremos reuniões mensais com o nosso Comitê de Sustentabilidade para apresentação e gestão dos resultados referente aos compromissos assumidos, e a capacitação dos colaboradores para a sustentabilidade. “Fazemos pesquisas frequentes com consumidores no Brasil e identificamos que a Pampili já é percebida como uma marca socialmente sustentável, e buscaremos ampliar essa comunicação para o mercado doméstico e também internacional”, conclui Maria.


A empresa

Fundada em 1987, a Pampili possui quatro unidades fabris localizadas entre Birigui e Paranaíba/MS. Atualmente, seus mais de 1,8 mil colaboradores produzem, diariamente, 13,5 mil pares de calçados e mil bolsas, dos quais exportam cerca de 10% para mais de 40 países, com destaque para Ásia, Europa e América Latina.

Comments


Conteúdos Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil

CONTEÚDOS

bottom of page