Klin: promovendo uma infância mais sustentável
- Origem Sustentável
- 19 de jul. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de jul. de 2024

Fundada em julho de 1983, a Klin é uma empresa que se destaca como uma das maiores fabricantes de calçados infantis do Brasil e que foi criada com o objetivo de produzir sapatos que acolhessem os pés das crianças, como um abraço de mãe e um carinho de pai.
Celebrando 41 anos de história, a empresa conta com uma produção diária de 20.000 calçados infantis em suas quatro unidades fabris. Com 2.000 colaboradores, a empresa exporta cerca de 20% de seu faturamento para mais de 60 países.
A paixão da Klin pela infância reflete-se em sua missão de proporcionar momentos únicos às crianças, com respeito ao próximo, ao planeta e ao autocuidado.
Economia e Ambiental
A Klin não mede esforços para minimizar seu impacto ambiental. Utilizando até 20% de matéria-prima reciclada em solados de TR e criando o produto Eco-Klin, que utiliza materiais como garrafas PET recicladas, a empresa demonstra seu compromisso com as práticas sustentáveis.
Além disso, aproximadamente 25% das embalagens da empresa são recicladas em parceria com a “eureciclo”, e todos os resíduos de matéria-prima de solados são reutilizados em linhas escuras.

A empresa também utiliza energia de fontes renováveis em todas as suas unidades fabris.
Sustentabilidade e ESG
Nos últimos anos, a Klin implementou diversas iniciativas de sustentabilidade, incluindo:
Criação do comitê de sustentabilidade;
Criação e divulgação do relatório de sustentabilidade;
Atualização e evolução do Código de Conduta e Ética;
Implantação do Canal de Transparência, o Klin Transparência;
Aquisição do certificado de energia de fonte renovável (IREC);
Programa de capacitação de desenvolvimento de lideranças;
Apoio social aos projetos Edmilson e AACD (Teleton);
Governança com a reutilização de materiais de cabedal e solado, destinando 100% dos resíduos para o co-processamento;
Indicadores de desempenho pautados na economia de recursos como água e energia.
As iniciativas implementadas até o momento fazem parte do cotidiano da empresa, e o Comitê de Sustentabilidade permanece atento às questões e possibilidades de evolução constante. Embora o mercado de calçados infantis se mova lentamente em direção à sustentabilidade, iniciativas como o Origem Sustentável têm ajudado a destacar a importância do tema ESG.
Responsabilidade Social
A Klin participa ativamente da vida da comunidade local, apoiando projetos como o “Abrigo Vó Tereza", o próprio Teleton, que não deixa de ser uma responsabilidade social e ainda estabelece parcerias com o “Instituto Edmilson”. A empresa também promove a diversidade e inclusão, garantindo que 5% de seus colaboradores sejam portadores de deficiência (PCD).
Em 2023, a Klin lançou o PODKlin, um podcast que aborda temas relacionados ao desenvolvimento infantil:
E realiza, ainda, encontros bimestrais com colaboradoras gestantes, além de promover conteúdos educativos em suas redes sociais.
Sobre o Origem Sustentável
A certificação Origem Sustentável fortalece a estratégia da Klin, organizando e divulgando suas iniciativas e tornando a empresa uma porta-voz do ESG no mercado de calçados.
Com o selo Ouro atualmente, a empresa trabalha para alcançar o selo Diamante, com metas de redução de emissões e investimentos contínuos em sustentabilidade. A Klin segue firme em seu propósito de promover uma infância mais sustentável, inspirando outras empresas do setor a fazerem o mesmo.
A empresa
Fundada em 1983, a Klin é uma destacada fabricante de calçados infantis, com quatro plantas produtivas localizadas em Birigui, Penápolis, Gabriel Monteiro e Três Lagoas.
Produzindo aproximadamente 20.000 pares de calçados por dia, a empresa se destaca pela qualidade e compromisso com a sustentabilidade. Seus produtos de excelência são exportados para mais de 60 países, consolidando sua presença no mercado internacional.
Além de investir em práticas ambientais e sociais, a Klin não só cria calçados que acolhem os pés das crianças, mas também constrói um legado de respeito ao meio ambiente e à comunidade.
Comentários